Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
FILOSOFIA: Revolução de 1936
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 16/11/2009 21:27

[editar] Revolução de 1936

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Revolução Espanhola de 1936

Então, nestes dias, o debate prossegue entre anarquistas.Junto para a luta contra o fascismo, houve uma profunda revolução libertária em todo o território que estava sob o domínio da República, especialmente em Barcelona.

A maior parte da economia espanhola foi colocada sob o controle dos trabalhadores, principalmente em áreas como os anarquistas Catalunha, esse fenômeno chegou a 75% do total de indústria, mas nas áreas de influência socialista, a taxa foi consideravelmente menor. As fábricas foram organizadas por comitês de trabalhadores, áreas agrícolas atingiram colectivizados comunas e agir como um libertário. Mesmo locais como hotéis, restaurantes e salões cabelos foram colectivizados e exploradas pelos seus próprios trabalhadores.

Os municípios foram utilizados de acordo com o princípio básico da "De acordo com sua habilidade,de acordo com suas necessidades". Em alguns lugares, o dinheiro foi totalmente removido, a ser substituído por vales. Segundo este sistema, o custo das mercadorias eram muitas vezes pouco mais de um quarto do custo anterior

Apesar das críticas que elogios a mais eficiente, produzindo mais anarquista comunas que antes de ser colectivizados. A recém-libertada áreas trabalhadas sobre princípios libertário, as decisões eram tomadas por conselhos de cidadãos comuns, sem qualquer espécie de burocracia (vale a pena mencionar que os dirigentes da CNT-FAI neste período não foi tão radical como a membros responsáveis por estas mudanças drásticas).

Juntamente com a revolução económica, houve um espírito de revolução cultural. As tradições opressoras foram eliminados. Por exemplo, eles eram permitidas as mulheres a ter abortos, e a idéia de "auto-amor" se tornou popular. De muitas formas, o espírito de libertação cultural era semelhante à dos movimentos "Nova esquerda" da década de 1960.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados