Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
CULTURA: Cultura do Burundi
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 05/01/2010 17:17

Cultura do Burundi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A cultura do Burundi é baseada na tradição local e a influência de seus vizinhos, embora a sua importncia tem sido dificultada por agitação civil.

Índice

[esconder]

[editar] Sociedade

A maioria dos burundianos vivem em áreas rurais. Uma vez que o cenário montanhoso tem dificultado o desenvolvimento das aldeias, pequenos clans vivem com famílias extensas no topo de morros compostos chamados rugos. Estas famílias usualmente circundam a fazenda do morro para evitar tsé-tsé que voam nos vales. Uma grande parcela da população carece de cuidados de saúde e até mesmo água potável, o que causa muitas pessoas a buscar medicina tradicional e medicina herbária para tratar doenças. UNESCO e os Corpo da Paz, criaram programas para ajudar a melhorar as condições de vida.

A maioria da população é cristã, embora Islão e formas de animismo estejam também presentes. O matrimônio arranjado é bastante comum, com a família do noivo que às vezes pagam um preço de noiva (dote).

As duas línguas oficiais do Burundi são francês e Kirundi. Kirundi é a língua mais falada, embora o francês seja mais usado na escrita ou documentos oficiais. Uma pequena população de burundianos fala um dialeto de Swahili.

Os moradores da cidade muitas vezes tiram uma siesta, e a maioria das empresas serão fechadas no início da tarde.[1]

[editar] Música

Tambores Gitega
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Música do Burundi

Tradicionais batuques é uma parte importante do património cultural Burundi, tal como indicado pelo mundialmente famoso Royal Drummers of Burundi. Frequentemente acompanha as danças e tradicionais batuques, que é freqüentemente visto em festas e encontros familiares. Alguns artesãos de Burundi têm músicas especiais para acompanhar as diferentes fases do seu trabalho.

[editar] Literatura e tradição oral

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Lista de escritores do Burundi

Durante o 1972 genocídio, muitos burundianos envolvidos em ensino superior foram mortos, parando a cultura escrita. Isto combinou com a mais baixa taxa de alfabetização que estimulou uma aderência à tradição oral forte de Burundi, que retransmite história e lições de vida por narração de histórias, poesia, e canção. Isto é evidente na kivivuga amazina, uma poesia improvisada desempenhada por pastores de gado, nos quais eles alardeiam suas capacidades ou realizações.

[editar] Recreação

Futebol no Burundi
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Futebol no Burundi

Futebol é um passatempo popular em todo o país, como são os jogos mancala. Muitos burundianos celebram feriados cristãos e o Dia da Independência Burundiana, embora a maior celebração ocorra no Dia de Ano Novo com festa, batucadas e danças tradicionais.

[editar] Comida e Bebida

Cozinha Burundi frequentemente contém feijão vermelho, e geralmente não é acompanhada por alimentos doces ou de sobremesa. Durante as celebrações e as reuniões, Burundians bebem o vinho de banana feito em casa e a cerveja, às vezes bebendo por palhas de um grande container único.

Em algumas áreas, brochettes e frites são um resquício popular do período colonial belga. Uma fábrica de cerveja nacional produz cervejas Primus e Amstel.[1]

[editar] Educação e Meio Ambiente

Central Bujumbura, capital do Burundi

A universidade central para o Burundi é o Universidade de Bujumbura. Há vários museus da cidade, tais como o Museu Geológico de Burundi em Bujumbura e os Museu Nacional de Burundi e os Museu da Vida de Burundi em Gitega.

Existem várias espécies selvagens e preserva a natureza, e ao sul da cidade de Rutana contém um monumento à fonte do rio Nilo.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados