Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
PSICOLOGIA: Esboço histórico da psicóloga social
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 08/01/2010 17:48
Esboço histórico da psicóloga social

É difícil situar o nascimento da psicologia social, pois esta disciplina vai aparecer como resultado de um desenvolvimento progressivo. Sabe-se, contudo, que a Psicologia social resulta da confluência de duas correntes: corrente francesa e a corrente anglo-saxónica.



a) Corrente francesa
Comte (1798-1857), que inventou o termo “sociologia” e muito fez para situar as ciências sociais na família das ciências, foi o primeiro autor a ter concebido a ideia de uma psicologia social.



b) Corrente anglo-saxónica
Por outro lado, nos países anglo-saxónicos, e em particular, nos EUA foram editadas muitas obras que possibilitaram o progresso desta área. Refiro-me a livros como “ètudes de Psychologie Sociale” de Gabriel Tarde (1843-1904) ou o manual de Edward Ross (1866-1951) tendo por titulo “Psicologia Social”.



Nos anos 60 o caimão da psicologia social expandiu-se de modo acentuado. Os psicólogos sociais fizeram incidir a sua atenção em áreas de investigação, tais como, como é que efectuamos julgamentos acerca do comportamento das pessoas, como negociamos e resolvemos conflitos, como fazemos amigos, etc. Apesar deste crescimento notório nos anos 60, surge a crise de confiança levando psicólogos sociais a enveredarem por debates de extrema vivacidade. è discutida a ética dos procedimentos utilizados na investigação, a validade dos resultados, e até que ponto é possível generalizar os resultados no tempo e no espaço.
Durante os anos 70, para além de se continuarem linhas de estudo dos temas anteriores, foram postos em cena novos tópicos e foram investigados com um enfoque novo e mais sofisticado. Entre os mais importantes, assinala-se a discriminação e a psicologia ambiental.
Nas últimas décadas tem-se também verificado um crescente interesse pela investigação aplicada. Hoje, muito psicólogos sociais concordariam com o lema de Lewin “o mundo é o meu laboratório”. Os psicólogos sociais estão-se também a tornar mais sensíveis ao impacto da cultura no comportamento social.
Com o aparecimento de novas tendências emergirão outros interesses de investigação e outras técnicas. Suceda o que suceder no campo da psicologia social, ela permanecerá activa na prossecução da sua contribuição para o bem-estar humano.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados