Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
PSICOLOGIA: Quebrar as barreiras do isolamento social
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 08/01/2010 17:51
 Quebrar as barreiras do isolamento social


A solidão subestima a importncia das outras pessoas nas nossas vidas. Enquanto animais sociais dependemos das outras pessoas para a satisfação de inúmeras necessidades psicológicas. No caso dessas necessidades não serem preenchidas por falta de pessoas com que se tenha relacionamentos animais ou amorosos, podemos não experienciar todo um rosário negativo de consequências psicológicas e físicas. Estudos da solidão também menosprezam a nossa resiliência (capacidade de um ser humano sobreviver a um trauma). Mesmo se podemos recorrer à ajuda profissional para os nossos problemas, na maioria dos casos podemos usar os nossos próprios recursos para tratar o problema. Se as dificuldades nas nossas relações podem despoletar a nossa solidão, as nossas relações também podem proporcionar a cura.
è necessário, contudo, um grande esforço para melhorar as nossas interacções com os outros para ultrapassar a solidão. As pessoas sós tendem a ficar absorvidas pelas suas profissões ou a voltar-se para o álcool e para as drogas. Algumas pessoas recorrem á música para substituir as relações interpessoais, mas canções de separação, de ausência de amor e de tristeza podem aumentar a solidão. Dado que estas estratégias de confronto podem muitas vezes piorar a situação, duas técnicas que têm sido utilizadas com sucesso, e muitas vezes em conjunto, são a terapia cognitiva e o treino das habilidades sociais.
Os auto-esquemas das pessoas sós suscitam uma atenção selectiva a informação negativa sobre nós próprios (as), confirmando ou fortalecendo, pois, um autoconceito negativo. A terapia cognitiva visa modificar essas cognições. Por exemplo, se uma pessoa se percepciona como sendo enfadonha, o terapeuta pode convence-la que se trata de uma autopercepção incorrecta ou ajudá-la a corrigir essa falsa crença. Tais mudanças de cognições têm de se acompanhar de mudanças comportamentais, as pessoas que sentem solidão não só têm falta de habilidades sociais apropriadas, como também se sentem ansiosas por não possuírem essas habilidades. Uma forma de treino de habilidades sociais é expor as pessoas sós que desempenham papéis com sucesso do posto de vista interpessoal e vídeo. A pessoa pode também praticar habilidades sócias numa situação não ameaçadora a ver s resultados em vídeo. Interacções especificas, tais como iniciar uma conversa podem ser prescritas e ensaiadas.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados