Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
¡ Feliz Cumpleaños Dalia linda !
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
SAUDE: Vírus da Parotidite
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 24/01/2010 20:05

[editar] Vírus da Parotidite

  • Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
  • Ordem: Mononegavirales
  • Familia: Paramyxoviridae
  • Gênero: Rubulavirus
  • Espécie: Vírus da parotidite

É um vírus da família dos paramixovirus, parente do vírus do sarampo. O seu genoma é de RNA simples, de sentido negativo (a cópia é que serve de mRNA para síntese proteica). É envelopado, pleomorfico variando de 100-600nm, e de formato esférico, muitas vezes filamentoso. O envelope contém as proteínas hemaglutinina e neuraminidas, que participam das reações imunológicas, sendo antígenos virais.


Fonte: Trabulsi, Microbiologia, 4ª edição

[editar] Epidemiologia

É altamente infeccioso. Os vírus são transmitidos por gotas de espirros, tosse, respiração em ambiente fechado ou por contato direto. O vírus pode continuar a ser transmitido 2 meses após a infecção.

[editar] Progressão e sintomas

A parotidite infecciosa é uma enfermidade contagiosa aguda caracterizada por um aumento não supurativo de uma ou ambas glndulas salivares parótidas, e também as outras glndulas salivares, sendo outros órgãos também acometidos. O período de incubação é de 12 a 24 dias.

O vírus penetra pela boca e vai até à glndula parótida (canal de Stenon) onde se dá a multiplicação primária, viremia e localização nos testículos, ovários, pncreas, tireóide, cérebro, próstata, fígado, baço e timo. A multiplicação também se pode dar no epitélio superficial respiratório, viremia e localização nas glndulas salivares e outros órgãos.

Os sintomas são inchaço das parótidas (dos lados da face junto às orelhas) com dor, febre, dores de cabeça, garganta inflamada e dores de testículo em 20% dos casos. Um terço das infecções pelos vírus da caxumba são assintomáticos.

Ocasionalmente em adultos ou adolescentes, mas raramente em crianças, quando tratada de forma equivocada ou displicente, pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite), raramente resultando em surdez e esterilidade. A esterilidade só ocorre em individuos do sexo masculino durante ou após a puberdade e nunca em crianças.

A imunidade após resolução é para toda a vida. A mortalidade é baixa e principalmente em adultos.

[editar] Diagnóstico e tratamento

Info Aviso: A Wikipedia não é um consultório médico. Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde. As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados