(AMIGOS PROFESSORES corrijam ou completem caso achem necessidade para tal)
CAIMBRAS:
Por Gilsmy Albert M. Boscolo
Na verdadeos estudos ainda engatinham para uma analise completa sobre os processos fisiológicos que levam o individuo a apresentar contrações espasmódicas e dolorosas dos músculos, ou seja, as famosas cimbras. Porém posso esclarecer algumas coisas:
*SÓDIO, CLORO E POTÁSSIO O Sódio e o cloro são comuns em todos os fluidos orgnicos extracelulares (sangue, fluidos do espaço intersticial), enquanto o potássio encontra-se predominantemente no interior das células. A diferença de concentração intra e extracelular destes minerais é muito importante para a excitabilidade das células musculares. Se uma atividade esportiva for muito intensiva ou prolongada, (nunca se esquecendo que cada um tem uma limitação, uma individualidade para com a carga de exercício, então o que pode parecer fácil para um pode ser extremamente extenuante para outro) pode haver perdas de água ou minerais, o que provoca distúrbios na contração muscular, ou seja, por exemplo, as cãibras. No esporte é importante estar atento à perca de cloreto de sódio (NaCl) pelo suor: em um litro de suor chegasse a perder cerca de 2 a 3 g de NaCl !! Eu vi algumas fotos do Live que vocês fizeram em uma fazenda, e percebi que não só no combate há esforço físico, mas pareceu-me que havia caminhadas,etc. Se isso ocorre, o desgaste de vocês somados ao esforço físico do combate, indivíduos que acabam por suar demais (a temperatura pode estar profundamente associada a este fenômeno também) deveriam ter uma dieta um pouco mais preocupada com o sal, no caso de um atleta por exemplo (atenção paraatleta, ok!!), recomenda-se ingestão diária de 15 a 20 g. Para as pessoas que não praticam esporte algum, 5 g diárias seria o suficiente. Evidentemente que o potássio não está diretamente envolvido no processo de contração muscular, mas atua como cofator de diversas enzimas, conseqüentemente, a perca de potássio também pode determinar perca significativa de desempenho (eacredito que ninguém quer chegar na hora do tão esperado combate e estar "quebrado"), por isso deve se estar atento a perca de potássio.
*MAGNÉSIO O magnésio como o potássio ajuda no desempenho. Depois do potássio ele é o mineral mais importante do organismo e atua como cofator (coenzima) de 250 enzimas!!!! Ele associa assim o carboidrato, proteínas e gorduras (ácidos graxos) e tem um papel decisivo (atenção agora) na CONDUçãO DE ESTÍMULOS NEURAIS (coordenação motora), SINÁPTICOS e na contração muscular, por isso atividades muito prolongadas ou repetitivas podem levar a uma queda da concentração sangüínea de magnésio e se não haver reposição, a uma redução da capacidade de desempenho associada à cãibra, principalmente na região da "panturrilha" da perna. Resultado: cãibras e fadiga.
QUERO RESSALTAR MAIS ALGUMAS COISAS:
1) Não devemos sentir muita sede. Deu sede, é beber água. Em exercícios de longa duração e de baixa carga ou mesmo de curta duração e alga carga, deve-se a cada 20 minutos em média, beber um copo de água. Esqueçam as velhas lendas de que não se pode beber água quando se esta exercitando. Já viram como só maratonistas bebem água no decorrer da prova? Então, se ele não o fizesse, de duas uma: não chegaria ao final daprova, ou seu desempenho seria profundamente abalado pela falta do equilíbrio hídrico (lembrando a corredora suíça nas olimpíadas de Los Angeles). Visto que eles sempre ingerem água mineral. Então sentiu sede, beba, claroque sempre de forma ponderada, o excesso também pode ocasionar uma "intoxicação pela água".
2) Para favorecer tanto o bom funcionamento do celebro como da musculatura para um desempenho satisfatório, deve-se ingerir líquidos enriquecidos com minerais e carboidratos (ex: sucos, bebidas preparadas, dentre outros) tanto no treinamento quanto na competição (quando se treina com a arma em casa e quando se esta no Live), principalmente durante os exercícios de alongamento (que se forem bem feitos, terão em médiade 20 a 30 minutos!!) e durante as pausas. Se fizerem isso, o glicogênio (um super açúcar no sangue) nos músculos será mantido em picos satisfatórios, ou seja, terá energia suficiente para terminar a prova, no caso, a brincadeira.
2) Tudo isto ajudara no encurtamento do período de recuperação.
3) Ingestão de água sem minerais, é tão errada quanto ingestão de de minerais sem água (como os tabletes minerais). Pois aágua sem minerais é rapidamente perdida através da filtragem renal e da urina. A água não pode ser retida no organismo sem minerais necessários, pois faltara a pressão osmótica. Se ingerir minerais sem água, vai se elevar excessivamente a concentração de minerais, que conseqüentemente serão excretados pelos rins, o que ocorre com perda d'água.
RESUMINDO-SE: Para atingirum bom desempenho, é importante que o indivíduo tenha um equilíbrio corporal entre os 5 setores da alimentação: balanço de calorias, balanço de nutrientes, balanço hídrico, balanço de mineral e balanço de vitaminas e quetudo isso esteja associado a um treinamento adequado.
**** A ingestão diária de uma banana, poderia ajudar em muinto esses problemas com cãimbras, aliada ao bom consumo de água rica em mineral e carboidratos. Se isso não der resultado e as cãimbras noturnas e pós treino-evento, estiverem icomodando demais, recomendo que procurem um médico expecialista e também um bom nutricionista, para que eles consigam através de exames mais complexos detectar o queesta ocorrendo com o seu corpo.
Desculpe se fui longo, mas isso é muito gostoso para mim de explicar. Então acabei me empolgando um pouco.
Bibliografia: * McARDLE, Willian D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor, L. Fisiologia do Exercício. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ. 4a. ed. 695 p., 1998.
* WEINECK, Jürgen. Treinamento Ideal. Manole. Manole, São Paulo, SP. 9a. ed. 740 p., 1999.
* BARBANTI, Valdir J. Dicionário de Educação Física e do Esporte. Manole, São Paulo,SP. 306 p., 1994.
Gilsmy Albert Malaquias Boscolo Prof. Educação Física CREF - 4 Insc. 04/0000442-g/S.P.
|