Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

LA CUBA DEL GRAN PAPIYO
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 Conociendo Cuba 
 CANCION L..A 
 FIDEL CASTRO.. 
 Fotos de FIDEL 
 Los participantes más activos 
 PROCLAMA AL PUEBLO DE CUBA 
 
 
  Outils
 
General: Brasil e Espanha se enfrentam pela quarta vez na história numa final
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: salacatula  (message original) Envoyé: 30/06/2013 14:35

Brasil e Espanha se enfrentam pela quarta vez na história numa final

Planeta que rola 29.06.2013 18h00m
 

A decisão deste domingo, pela Copa das Confederações, será a quarta da história entre Brasil e Espanha em uma competição de nível mundial, mas apenas a primeira entre as seleções principais. As outras três foram em torneios de base, e o Brasil levou a melhor em todas. Em 1985, um gol do zagueiro Henrique deu a vitória por 1 a 0 na final do Mundial Sub-20, que valeu o bicampeonato a uma seleção brasileira que tinha Taffarel, Silas e Muller como destaques. Os outros dois encontros decisivos ocorreram em 2003, com mais duas vitórias por 1 a 0, nas finais do Mundial Sub-17, quando o Brasil foi campeão com outro gol de zagueiro, Leonardo, e do Mundial Sub-20, outro 1 a 0, gol do meia Fernandinho, hoje do Manchester City.

E, para três jogadores da atual seleção espanhola, a final deste domingo pode servir de revanche de dez anos atrás: Cesc Fàbregas e David Silva eram titulares daquela equipe espanhola sub-17 derrotada por um Brasil sem muitos destaques. O meia Arouca, hoje no Santos, foi o que alcançou maior projeção na carreira. E Iniesta era titular da sub-20 da Fúria, derrotada por uma seleção que tinha entre os titulares dois jogadores da atual equipe de Luiz Felipe Scolari: o goleiro Jefferson, reserva na Copa das Confederações, e o lateral Daniel Alves.

Além da seleção brasileira e da torcida no Maracanã, a Espanha tem outro adversário na final deste domingo: a história do futebol verde-amarelo. Até hoje, somente oito seleções conseguiram derrotar o Brasil em um jogo decisivo. E sabe quem é o grande algoz dos brasileiros na hora H? O México, que nos ganhou na disputa da medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres-2012, na decisão do Mundial Sub-17 de 2005, na Finlndia, e na final da Copa das Confederações de 1999, em solo mexicano.

Duas seleções podem se orgulhar de ter batido o Brasil em duas decisões: a França, nas Olimpíadas de Los Angeles-1984 e na final da Copa do Mundo de 1996, em seu país; e Gana, em duas finais de categorias de base, nos Mundiais Sub-17 de 1995 e Sub-20 de 2009.

O Brasil também já perdeu finais para a antiga União Soviética (Olimpíadas de Seul-1988), Portugal (Mundial Sub-20 de 1991), Argentina (Mundial Sub-20 de 1995 e em oito edições de Copa América) e Paraguai (Copa América de 1953). Sentiu falta de alguém? Sim, o Uruguai merece um capítulo à parte. Não por causa das duas Copas Américas (1983 e 1993), mas por ter sido a única seleção capaz de vencer o Brasil numa decisão no Maracanã, na Copa do Mundo de 1950. Será que a Espanha também terá o seu Maracanazo?



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés