Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
psocorro: MUSICOTERAPIA
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 21/03/2008 15:52
Saiba porque ouvir música lhe dá saúde. A influ챗ncia é conhecida desde a Antiguidade e reconhecida na Idade Moderna

A influ챗ncia da música no comportamento do Homem desde a Antiguidade é tema de reflex찾o.
Das teorias passa-se às experiências e eis que, chegados ao século XX, a classe médica faz nascer uma disciplina que faz uso do som com fins profilácticos e terapêuticos. O seu nome: musicoterapia! E é mais uma das terapias utilizadas nos Spa.
Aristóteles e Plat찾o consideravam que a música provocava reac챌천es nas pessoas e que determinada escala devia ser dada a ouvir a guerreiros, para que estes ficassem mais bravos...
Outros filósofos e pensadores atribuíram à música valores acrescentados, para além dos comuns de entretenimento ou de cariz religioso. Contudo, só a partir da segunda metade do século XX é que o estudo sistemático dos seus efeitos recebeu um tratamento científico.
Médicos, enfermeiros e restante pessoal hospitalar verificaram que algumas sessões musicais com veteranos de guerra eram benéficas, melhorando rapidamente traumas físicos e psíquicos. Não esquecer, contudo, que a nossa receptividade ao som ou às vibrações é-nos inata, basta pensar na questão das vivências acústicas do período intra-uterino.
A saber: por volta dos seis meses o feto é capaz de reagir a estímulos sonoros. Da Europa aos Estados Unidos, a música é utilizada com fins terap챗uticos em hospitais, clínicas, centros de cuidados psiquiátricos ou em Spas.

Objectivo
O objectivo da Musicoterapia é, pois, promover um crescimento emocional, afectivo, relacional e social da pessoa, através da utilização de sons mas também de movimentos corporais como meio de comunicação e expressão. É, portanto, um todo que faz desta disciplina um bem a não descurar, a par de outro tipo de tratamentos prescritos pelo médico.
Em Portugal este universo ainda está por explorar. Ao que tudo indi짭ca, esta disciplina, que em breve se tornará numa ci챗ncia, ainda vai dar que falar. Até lá existem no país projectos que se aproximam dos objectivos que a disciplina contempla.
Projectos estes que se apoiam em suportes multimédia e que pretendem actuar em campos como o do relaxamento.
São usados com esse fim, por exemplo, pelas profissionais de estética. É comum encontrar no gabinete da esteticista uma suave melodia de fundo. Como tantos outros profissionais que actuam na área do bem-estar, a busca de meios que permitam chegar à relaxação é uma constante.

Sons e movimentos
O vínculo entre os sons e o ser humano proporciona a base de trabalho para a Musicoterapia.
Uma parte importante do trabalho desta disciplina desenvolve-se no campo das enfermidades psíquicas, muitas das quais se caracterizam por retrac챌찾o, inibi챌천es, repress찾o ou nega챌찾o de sentimentos, ou dissocia챌천es dos mesmos, no campo da educa챌찾o especial.
O objectivo da Musicoterapia é promover um crescimento emocional, afectivo, relacional e social da pessoa, através da utiliza챌찾o de sons, movimentos e express찾o corporal como meio de comunica챌찾o e express찾o. Na origem da música, do som, dispomos de um meio para chegar a esse objectivo, pois o "som é a fonte de toda a troca".
Um dos objectivos principais é reactivar os processos afectivos através de sons e estimular a catarse (prática psicanalítica que pretende a cura do paciente mediante a exterioriza챌찾o por parte deste dos traumatismos recalcados, através da express찾o verbal, do psicodrama) ou express찾o dos mesmos através de canais motores e expressivos. Se isto é conseguido, ajuda-se a vivenciar, a perceber e integrar a sua realidade interna e a poder manobrá-la de uma forma mais adequada conforme as suas necessidades, desejos e metas na realidade externa.
A rela챌찾o que existe entre as reac챌천es emocionais e os estados org창nicos explica a estreita rela챌찾o entre os sons e a medicina que se regista desde os primórdios da história do Homem. Um conceito amplo que integra a utiliza챌찾o de sons (inclusive as viv챗ncias acústicas do período intra-uterino), música e movimentos que t챗m a finalidade de produzir efeitos regressivos a fim de abrir canais de comunica챌찾o.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados