Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: Portugal tem três vezes mais casos que UE
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: misabelantunes1  (Mensagem original) Enviado: 24/03/2008 18:20

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Tuberculose, no que será o primeiro dia de uma semana de sensibiliza챌찾o para uma doen챌a que afecta 26 em cada 100 mil portugueses. Portugal continua a ser o país da Uni찾o Europeia (UE) com maior taxa de tuberculose, sendo a média de casos registados tr챗s vezes maior do que a dos restantes Estados-membros.
"Os indicadores mostram que a doen챌a tem vindo a diminuir lentamente em Portugal, mas ainda temos infec챌찾o activa no meio da popula챌찾o", assinalou ao JN, Artur Teles de Araújo.
O panorama é preocupante , sobretudo nos jovens entre os 20 e os 45 anos, que residem nas grandes metrópoles de Lisboa, Porto e Algarve.
O presidente do Observatório Nacional de Tuberculose e Doen챌as Respiratórias sublinhou ainda ser preciso que o diagnóstico seja feito com maior antecipa챌찾o e fazer incidir os meios de combate nos grupos mais vulneráveis ao contágio como os seropositivos, toxicodependentes e reclusos." Em ambientes confinados, as defesas imunológicas est찾o mais debilitadas e a doen챌a propaga-se mais facilmente", explicou o especialista ao JN.
Estima-se que a incidência mundial da doença só baixará em 2015, prevendo-se que então também possam surgir novas e mais eficazes formas de tratamento. Em suma, novos antibióticos que consigam combater uma bactéria multiresistente que é cada mais umine à acção dos medicamentos.
"Há 43 anos que n찾o é descoberto nenhum fármaco ou vacina para a tuberculose. A BCG, por exemplo, foi descoberta há 87 anos, pelo que a investiga챌찾o parou durante muito tempo".
"Até à década de 80 pensava-se que a tuberculose seria um problema resolvido, característico apenas dos países de terceiro mundo", o que não é verdade.
A tuberculose multiresistente "é mortal e altamente contagiosa, geralmente resultante da interrup챌찾o do tratamento ou de um tratamento incorrecto da tuberculose primária, mas pode também ser contraída através de contágio".
AM


Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados