Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire albert caluanda!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: Construção de silos para enfrentar crise alimentar
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: misabelantunes1  (message original) Envoyé: 12/05/2008 13:09

O Governo moçambicano vai construir silos com capacidades de 300 mil toneladas em zonas de elevado potencial de produção agrícola para garantir a criação de reservas para fazer face à crise de alimentos.
De acordo com o ministro da Agricultura de Mo챌ambique, Soares Nhaca, citado pelo jornal "Notícias", trata-se de um plano para concretizar em tr챗s anos (2008-2010), avaliado em 10 milh천es de dólares (aproximadamente 6,5 milh천es de euros).
Os silos capazes de acomodar até cinco mil toneladas de produtos alimentar ser찾o construídos prioritariamente nas províncias de Niassa e Nampula (norte), seguindo-se a Zambézia e Manica (centro) a partir do próximo ano e, mais tarde, Gaza (sul), Sofala e Tete (centro) e Cabo Delgado (norte).
"O objectivo deste programa é aumentar a capacidade de armazenamento de produtos em todo o país, considerando que já existem silos, alguns dos quais propriedade de privados", disse Nhaca.
Nos últimos dias, diversos países, principalmente os mais pobres, t챗m sofrido com a escalada da crise alimentar de que resultou uma subida acentuada do pre챌o dos bens alimentares.
O secretário-geral da Na챌천es Unidas, Ban Ki-moon, já anunciou a cria챌찾o de uma célula de crise composta por 27 ag챗ncias e organismos da ONU, para delinear um plano contra a crise provocada pelo aumento do pre챌o de produtos alimentares.
Recentemente, o Presidente mo챌ambicano, Armando Guebuza, adiantou que o seu Executivo está a tomar medidas para enfrentar o problema, tendo criado um comité interministerial que terá como miss찾o analisar a situa챌찾o do custo de vida.
O comité, que integra quadros dos ministérios da Agricultura, Finan챌as, Planifica챌찾o e Desenvolvimento, Ci챗ncia e Tecnologia e Indústria e Comércio, vai auscultar diversas sensibilidades antes de adoptar uma posi챌찾o definida.
Outra resposta específica de Mo챌ambique aos problemas provocados pelo aumento do pre챌o de produtos alimentares é a possibilidade de produzir p찾o a partir da mandioca.
Banco Africano de Desenvolvimento anuncia investimento
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) também anunciou a disponibiliza챌찾o adicional de mil milh천es de dólares (648 milh천es de euros) para enfrentar o problema sobretudo nos países africanos.
O BAD, que tem programada a próxima assembleia geral para 12 a 14 de Maio, em Maputo, estima que o défice de alimentos poderá elevar-se a 35,8 milh천es de toneladas e que Burkina Faso, Libéria, República Centro Africana, República Democrática do Congo e até o Egipto dever찾o ser os países mais afectados.
O presidente do BAD, Donal Keberuka, e o respectivo secretário-geral, Bedumra Conjé, anunciaram que o banco vai disponibilizar uma verba adicional de mil milh천es de dólares, que será adicionada ao fundo inicial de 3.800 milh천es de dólares (2,4 mil milh천es de euros), que agora é considerado insuficiente para enfrentar a crise.
Keberuka disse ainda que será estabelecido um fundo de 250 milh천es de dólares (162 milh천es de euros) para a aquisi챌찾o de fertilizantes para as pequenas explora챌천es agrícolas africanas.
Actualmente, Mo챌ambique regista um défice na produ챌찾o do arroz, trigo, batata-reno, óleo alimentar, peixe e frango, o maior dos últimos anos que atinge as cerca de 470 mil toneladas por ano

http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/312461


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés