Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire albert caluanda!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
General: Artigo de Opinião/Dr Augusto Macedo Pinto
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 4 de ce thème 
De: mariommarinho1  (message original) Envoyé: 23/09/2008 18:29
NB.-Contrariando o princípio de que, em férias n찾o participo,n찾o resisto a transcrever este artigo de opini찾o do nosso Querido Amigo, a quem endere챌o um Grande Abra챌o
Augusto Macedo Pinto
Desafio africano e caminhos para o desenvolvimento
Bem sabemos que nada se deve fazer sem um estudo de viabilidade técnico-económica. Estamos, neste caso, a falar do estudo da navegabilidade dos rios Chire e Zambeze. A quest찾o n찾o deve ser vista assim de forma t찾o simplista, pensamos nós.

Há que equacionar aspectos não menos importantes, como o acesso ao mar de países como o Malawi, o desenvolvimento associado que trará às populações ribeirinhas das bacias do Chire e do Zambeze, o escoamento de exportações de dois países, Malawi, já referido, e Moçambique, com mais uma alternativa, quiçá, complementar à ferroviária e rodoviária.

Seria, assim, mais uma oportunidade de um corredor a conduzir o desenvolvimento de infra-estruturas perspectivada pela SADC, dos rios Chire e Zambeze em canais navegáveis visando aumentar as op챌천es de transporte para o acesso ao mar para o Malawi, país de interior, a caminho do porto da Beira.

Aquilo que se conhece como benefício para ambos os países em termos de produtos a transportar, nos sentidos descendente e ascendente, s찾o produtos agrícolas, minerais, matérias-primas, bens de equipamento, alguns de maiores dimens천es com dificuldades em outros modos de transporte e o inevitável turismo de toda a ordem, que felizmente se irá desenvolver nas bacias maravilhosas destes rios, mais conhecidos do Mundo no tempo de Serpa Pinto e de Livingstone do que na actualidade.

Esta oportunidade de desenvolvimento afigura-se-nos, pois, determinante para ir ao encontro do bem estar das populações, contribuindo para uma melhoria profunda das suas acessibilidades. As vias rodoviárias e ferroviárias seriam melhoradas, o fluxo das pessoas era evidente e, para o escoamento dos seus produtos, determinante. Era, de facto, uma rede e serviços de transportes que se criava, dignificando África e o Mundo, onde os transportes são reconhecidamente ineficientes, criando-se, assim, o acesso a serviços tão vitais como ao sector de produção a favor da maioria das populações.

Tecnicamente parece ser pacífica a navegabilidade do Chire e do Zambeze, com algumas cautelas nos respectivos caudais e no tipo de embarca챌천es a utilizar. Economicamente, há, neste momento, condi챌천es favoráveis a uma melhor avalia챌찾o, quer com os projectos já em curso, quer com aqueles que se perspectivam. O turismo seria o mais inovador, mas o bem estar das popula챌천es n찾o deveria ser marginalizado.

É mais um caminho, se assim for a vontade das partes envolvidas – SADC, Malawi e Moçambique –, de a comunidade internacional, com o seu apoio a este gigantesco projecto, contribuir também para a redução da pobreza absoluta nesta região africana.


Premier  Précédent  2 à 4 de 4  Suivant   Dernier  
Réponse Effacer le message  Message 2 de 4 de ce thème 
De: macedopinto2 Envoyé: 23/09/2008 18:36
Querido Amigo Mário,
Obrigado pela coloca챌찾o do texto.Ainda no Domingo estava em Tete e hoje já ando pelo Porto,a vida é assim.
Augusto

Réponse Effacer le message  Message 3 de 4 de ce thème 
De: macedopinto2 Envoyé: 23/09/2008 18:36
Querido Amigo Mário,
Obrigado pela coloca챌찾o do texto.Ainda no Domingo estava em Tete e hoje já ando pelo Porto,a vida é assim.
Augusto

Réponse Effacer le message  Message 4 de 4 de ce thème 
De: misabelantunes1 Envoyé: 24/09/2008 02:56
Augusto e Mário,
O meu agradecimento aos dois, por me terem dado a oportunidade de ler este artigo, tão interessante.
Um beijinho.
Isabel


Premier  Précédent  2 a 4 de 4  Suivant   Dernier  
Thème précédent  Thème suivant
 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés