Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
natal: E PRONTO...MAIS UMA ETAPA....
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: shanti593  (Mensaje original) Enviado: 25/12/2008 17:20
 
.....lá  esta passado mais um Natal já com forte cheiro e aspecto a crise, mas ainda assim, com brilho de luzes, papeis e fitas coloridas.........
Lá se fez a alegria da pequenada  e da gente grauda......lá se comeu o celebre bacalhau, cozido como manda a tradição  , feito a mais para a não menos celebre "roupa velha", ou o polvo, como é mais costume no norte (com a vantagem de nao ter espinhas e ser mais barato), e no dia seguinte, o peru, leitao ou cabrito se bem que aqui por cima também seja costume fazer um cozidito galego, que na sua composição, tem um segredo (atenção, não é o vulgar cozido á portuguesa!).
Depois temos os doces tradicionais, uns mais conhecidos a norte, e desconhecidos a sul e vice-versa.
Cada mesa, com a sua ementa, de acordo com as suas possibilidades e dependendo do numero de comensais.
Sendo uma festa de família, sobretudo, há uma certa alegria reinante e deveria haver uma certa união. Sobretudo uma reflexão das coisas passadas durante o ano e que tocaram mais á familia, uns propositos, uma troca de ideias.
Depois, é esperar pelo badalar da meia-noite, onde algumas (poucas) familias ainda vao á missa do galo, para depois chegarem a casa e com um chá ou chocolate quente, ou uma queimada e uns churros, acabarem a madrugada, ao mesmo tempo que abrem as tao famosas prendas....ou esperam para o outro dia.
Nesse outro dia, (HOJE), la volta tudo á cozinha (coitadas das mulheres), la se senta tudo, ás 14 ou 15 horas da tarde, depois dos maridos tomarem uns aperitivos e um cafe para a ressaca.....e prolonga-se ate á noite, a verem Tv, um filme, a darem uma voltinha dos tristes, ou alguns sairem trabalhar (sim, há que manter os serviços necessários a funcionar).
Há noite, os restos, bem aquecidos e a verem mais TV ou a utilidade das prendas recebidas.
E a pensar na dieta que se seguirá, pois a ingestã de calorias, é grande.....depois, nao se admirem que gozem com as barrigas grandes devido á opulência das mesas. Não, muitas das vezes, ter barriga grande, para quem nao saiba, pode ser sinónimo de doença....excesso de medicação necessária para uma pessoa poder viver mais ou menos confortável.....se assim todos pensássem, entao, magreza, seria sinónimo de extrema penuria e fome, não?
E pronto, cada um com as suas dores, alegrias e sofrimentos, passou mais uma quadra.
E prepara-s para mais uma...daqui a 1 semana, lá volta tudo ao mesmo e girando em torno da mesa(coitados daqueles que comem pouco! È triste terem de ir mexer em panelas e pensar em comer uns tristes ...como é...? coscoroes(com O)ou filhós, ou uns sonhos de embalar, de tao doces, e mais bacalhau para quem queira........pobre fiel amigo!
 
Só espero que os ânimos estejam mais alegres para enfretarem a crise que ai vem com força. E em vez de se lamuriarem e sonharem em desfazer em barrigas fartas, pensem na melhor maneira de enfrentar a crise, sem atropelarem os outros, e ao invés de se meterem em vidas alheias, pensem antes nas suas proprias vidinhas.........
 
Muita força, eu peço para todos....força., descernimento, mentes mais abertas, não so a apregoarem a fraternidade e depois darem catanadas por trás, mas pelo menos, repensarem seriamente nas proprias vidas. Deixarem de lado egoismos e invejas latentes, protagonismos e outros quejandos, e cuidarem mais do espirito, usando e abusando de uma vida saudavel e mais ...cultural.
Sim, que a cultura e educação, ainda podem ser baratas......se não houver aproveitamento da boa fé dos outros.
 
Tenham um resto de uma boa semana, e sinceramente, que o ANO VELHO, seja despedido com moderação e o ANO NOVO seja esperado com boas vibraçoes.
Mas isso, depende unica e exclusivamente de cada um de nós....
 
SAO ALVES


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados