Don José, sargento, namora Micaela mas é provocado por um cigana, a bela Carmen e fica encantado com esta.. José tenta reafirmar seu amor por Micaela, mas não consegue esquecer Carmen. Esta arma uma zaragata com as colegas na fábrica de cigarros onde trabalha. Don José é mandado pelo superior tratar do atrito e prender quem o provocou. Carmen, consegue manipulá-lo e foge.
Dias depois, numa taberna , algumas ciganas, entre elas, Carmen, dançam com os militares. Entra em cena nessa altura o toureiro Escamilho que dirige um galanteio a Carmen que se mostrou indifrente. Após a saida de todos, Carmen e Don José, trocam carinhos e Carmen consegue convencê-lo a deixar o exército e a juntar-se ao grupo de contrabandistas a que ela pertence. Ele deserta então.
Mas Don Jose consome-a com os seus ciúmes doentios. Carmen mostra-se farta daquela insegurança e pede a uma amiga que lhe leia as cartas , e estas indicam -lhe a morte como destino. Escamilho e Don José encontram-se no acampamento, e concluem que ambos disputam a cigana. O sargento desertor deixa temporariamente o acampamento de ciganos para ir ver a sua mãe que está a morrer. Escamilho anuncia que estão todos convidados para a próxima tourada.


Escamilho entra na praça de touros acompanhado por Carmen e é aplaudido pelo publico. Mas Don José estava lá e suplica que Carmen deixe o toureiro e volte para ele.
Carmen nega -se, e atira para o chão o anel que ele lhe tinha oferecido. Don José fica irado e atinge-a com um cutelo, provocando-lhe a morte. Terminada a faena, Escamilho contempla o corpo de Carmen no chão e Don José chorando ..
Espero tenham gostado desta ópera com um final triste, até á próxima.
São Percheiro