Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire albert caluanda!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
General: Cólera em Tete: Sobe para 15 número de mortos
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: ruimadorna  (message original) Envoyé: 25/01/2009 15:49

Cólera em Tete: Sobe para 15 número de mortos

SUBIU ontem para 15 o número de vítimas mortais na província de Tete em consequência da cólera, com a morte ontem de mais dois pacientes no Centro de Tratamento de Cólera (CTC) de Matundo desde que a doença eclodiu no princípio deste mês naquela parcela do país. Entretanto, casos de diarreias agudas acompanhadas de vómitos estão a ser notificados nos distritos de Mágoè, Zumbo e Chifunde, o que levou o sector da Saúde a mandar de imediato técnicos para reforçarem a capacidade local de avaliação e resposta.
Maputo, Sábado, 24 de Janeiro de 2009:: Notícias
 

Eduardo Lourenço, da Repartição de Saúde na Comunidade na Direcção Provincial de Saúde em Tete, afirmou que os técnicos enviados para os três distritos têm a missão de avaliar a situação e recomendar sobre as necessidades em termos de equipamentos, materiais e medicamentos.

No distrito de Chifunde foram recolhidas amostras no posto administrativo de Luia, que deverão ser testadas no laboratório provincial para se apurar se as infecções que estão a provocar diarreias e vómitos entre a população estão ou não relacionadas com o vibrião que provoca a cólera.

“No CTC de Matundo, na cidade de Tete, entraram até às 12.00 horas de ontem 35 novos pacientes, o que eleva o número das infectados para 643, enquanto que nos distritos de Moatize e Changara deram entrada 13 e 7 novos doentes, respectivamente, elevando assim para 291 e 237 os casos cumulativos na mesma ordem nos dois distritos”, disse  Eduardo Lourenço.

Uma equipa multissectorial integrando técnicos da Saúde, trabalhadores do Conselho Municipal e os próprios reclusos está envolvida na limpeza e desinfecção das fossas, reparação de esgotos na Cadeia Provincial de Tete. Esta penitenciária alberga actualmente mais do triplo das sua capacidade, fixada em 800 prisioneiros, o que aumenta as possibilidades de contaminação de mais encarcerados. Um recluso morreu esta semana e 38 continuam doentes.

A cidade da Beira registou nas últimas 24 horas a entrada de oito novos casos de cólera, o que coloca esta urbe com um cumulativo de 53 episódios desde a confirmação da ocorrência do surto na passada segunda-feira. Já o distrito de Chibabava registou a entrada de mais três pacientes no respectivo CTC, o que eleva para 16 contaminações desde a semana passada.

A província de Sofala atingiu em menos de duas semanas 69 casos confirmados do vibrião colérico, mas a grande satisfação das autoridades sanitárias é o facto de a doença ainda não ter produzido nenhum óbito.

A grande aposta do sector da Saúde nesta parcela do país é redobrar as medidas de contenção para evitar que mais distritos sejam afectados pela doença. Na cidade da Beira a atenção especial deve-se às más condições de saneamento do meio.


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés