Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: Construção da linha-férrea Moatize-Nacala arranca em Dezembro
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 10/10/2009 11:29

Construção da linha-férrea Moatize-Nacala arranca em Dezembro


Quarta, 07 Outubro 2009 10:00 Redacção


O ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, anun­ciou, ontem,

que o governo dispõe de 500 milhões de dólares para o arranque, dentro de dois meses, da construção da linha-fér­rea que vai ligar as minas do norte de Moatize ao porto de Nacala. Segundo Zucula, o fundo é resultado de doações dos governos holandês e dinamarquês, assim como da União Europeia.

De acordo com as previsões do governante moçambicano, o em­preendimento, que deverá apoiar o escoamento de produtos em Tete, estará pronto em 2015.

As linhas-férreas moçambicanas, bem como os portos e minas do país, estão a recuperar lentamente da guerra civil brutal que terminou em 1992. Há três anos, as linhas-férreas de Sena, num total de 670 quilómetros, e que ligam o porto da Beira a Moatize, foram desminadas.

De acordo com a BBC, a linha nunca foi completamente remodela­da, e o porto da Beira encontra-se actualmente incapaz de acolher embarcações de grande porte.

O ministro Paulo Zucula salientou que a nova ferrovia vai ligar a linha de Sena a um sistema de ligação entre o porto de águas profundas de Nacala, no norte de Moçambique, e Malawi.

O mesmo responsável acrescentou que parte do novo financia­mento vai ser canalizado para a drenagem do porto da Beira.

Os três principais portos de Moçambique, nomeadamente, Mapu­to, Beira e Nacala, são estrategicamente importantes para o país.

 

 


http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2891:construcao-da-linha-ferrea-moatize-nacala-arranca-em-dezembro&catid=38:economia&Itemid=181


Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2026 - Gabitos - Todos os direitos reservados