Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: Sócrates garante que Portugal está ao lado de Moçambique na luta contra a pobrez
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 04/03/2010 08:01

Sócrates garante que Portugal está ao lado de Moçambique na luta contra a pobreza

03 de Março de 2010, 22:36

Por entre danças e cantares, José Sócrates inaugurou o Centro de Dia do Hulene, num dos bairros mais carenciados de Maputo.

O centro foi financiado ao abrigo do Programa de Cooperação entre o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal (MTSS) e o Ministério da Mulher e da Acção Social (MMAS) de Moçambique numa óptica de intervenção de luta contra a pobreza.

O Centro Dia Idosos de Hulene encontra-se localizado no Bairro de Hulene (Maputo) e destina-se a apoiar a população idosa mais carenciada do Bairro. Este equipamento, financiado integralmente pelo MTSS, com um custo de construção e equipamento no valor de aproximado 425.000,00€, foi concluído em Novembro de 2009 e entrou em actividade a 1 de Março de 2010.

O centro tem capacidade para 150 pessoas, integra espaços para a realização de actividades de alfabetização e de ocupação de tempos livres, (costura, cestaria, latoaria) e para o fornecimento de refeições e cuidados básicos de saúde.

Actualmente já há 135 inscritos no centro e 122 em lista de espera, afirmou Anastácio Jorge, o padre da Sociedade Missionária da Boa Nova, que dirige o Centrobem como outros projetos no bairro de Hulene: Centro de Vocação Profissional, Escola de Solidariedade (integrada), Pavilhão gimnodesportivo e Centro das Mães de Mavalane.

Ao todo, Portugal, através do MTSS e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), apoiou o projeto das Mães de Mavalane (que engloba todos) em cerca de três milhões de euros, só para infraestruturas.

Este ano o apoio previsto é de 237 mil euros. Nos últimos 10 anos, o MTSS apoiou projetos de luta contra a pobreza em Moçambique no valor de 14 milhões de euros.

@Rita Afonso em Maputo



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés