الصفحة الرئيسية  |  إتصال  

البريد الإلكتروني

كلمة السر:

سجّل نفسك الآن

هل نسيت كلمتك السر؟

CAFEZAMBEZE
 
مستجدات
  أدخل الآن
  جدول الرسائل 
  معرض الصور 
 الملفات والوتائق 
 الإحصاء والنص 
  قائمة المشاركين
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  أدوات
 
General: EUA participam de cerimônia em Hiroshima pela primeira vez
إختار ملف آخر للرسائل
الفقرة السابقة  الفقرة التالية
جواب إلغاء الرسالة  رسائل 1 من 1 في الفقرة 
من: isaantunes  (الرسالة الأصلية) مبعوث: 06/08/2010 23:48

 

 

Um sino soou pontualmente às 8h15 (hora local), momento exato em que um bombardeiro B-29 apelidado de Enola Gay atirou a bomba na cidade, ao final da Segunda Guerra Mundial. Dezenas de milhares de sobreviventes idosos, crianças e dignitários fizeram um minuto de silêncio, sob o forte sol do verão no sul do Japão.

REUTERS

 

 

Pombos voam sobre o Parque Memorial da Paz em frente à Cúpula da Bomba Atômica em Hiroshima
"Claramente, a urgência da abolição das armas nucleares está permeando a nossa consciência global", disse o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, em discurso seguido por uma revoada de pombas brancas.

Nos fóruns sobre o desarmamento nuclear o Japão costuma lembrar que foi o único país a ter sofrido um ataque com armas atômicas. Dias depois do ataque a Hiroshima, os EUA lançaram outra bomba atômica, sobre a cidade de Nagasaki.

Hoje, EUA e Japão são aliados incondicionais, e o primeiro-ministro Naoto Kan reafirmou a necessidade de o seu país permanecer sob o "guarda-chuva nuclear" norte-americano - ou seja, usando o arsenal nuclear dos EUA em sua defesa. Dois vizinhos do Japão - China e Coreia do Norte - possuem armas atômicas.

"Acho que a dissuasão nuclear continua sendo necessária para a nossa nação num momento em que há fatores obscuros e incertos", disse Kan após a cerimônia, segundo a agência de notícias Kyodo.

A Constituição japonesa de 1947, redigida sob ocupação dos EUA, proíbe o país de manter forças armadas ou de travar guerras. A interpretação aceita é de que o país pode manter forças armadas para fins defensivos.

Refletindo as boas relações entre os dois países e a campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, contra as armas nucleares, pela primeira vez um representante norte-americano assistiu à cerimônia em Hiroshima.

"Pelo bem das futuras gerações, precisamos continuar trabalhando juntos para obter um mundo sem armas nucleares", disse o embaixador dos EUA em Tóquio, John Roos, em nota.

 

http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1032924&tit=EUA-participam-de-cerimonia-em-Hiroshima-pela-primeira-vez



أول  سابق  بدون إجابة  لاحق   آخر  

 
©2025 - Gabitos - كل الحقوق محفوظة