Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: M’saho 2010 – a celebração da música Chope, património dos moçambicanos e da hum
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 28/08/2010 09:47
M’saho 2010 – a celebração da música Chope, património dos moçambicanos e da humanidade

27/08/2010

A vila de Quissico, no distrito de Zavala, está engalanada para a celebração dos 38 anos da sua elevação à categoria de vila e do 15º aniversário da celebração do M’saho, a festa da timbila, autorgada património cultural da humanidade.

Sob o lema “Unidade Nacional”, espera-se que o evento registe a presença de 600 artistas de diferentes pontos da província de Inhambane, nomeadamente Zandamela, Zavala, Maxixe, Inharrime, e outros da província de Gaza, com destaque para Chidenguele e Zandamela.

O administrador do distrito de Zavala, Arlindo Mário Maluleque, disse estarem já garantidos todos os aspectos logísticos para acomodar os artistas que começaram a chegar a Quissico na noite de ontem.

Com o lema deste ano pretende-se transmitir a ideia de consolidação da Independência Nacional, através da Unidade Nacional, sendo que a cultura, segundo o administrador, é o veículo mais certo para esta acção. E não há melhor maneira de celebrar senão com a timbila, que hoje está acima das gentes de Zavala ou da tribo chope.

O Governo do Distrito de Zavala, em coordenação com a Associação dos Amigos e Naturais de Zavala (AMIZAVA), mobilizou de pelo menos cinco cabeças de gado bovino e 10 a 15 caprino, como forma de atender os marimbeiros, verdadeiros actores da festa. Os operadores comerciais são parceiros do Governo daquele distrito, trabalhando de mãos dadas para a criação de uma festa agradável de se ver.

“O M´saho é o ponto mais alto da comemoração do 26 de Agosto, dia da elevação da povoação de Quissico à categoria de vila. A festa arranca sempre no dia 26 e se prolonga até final de semana, encerrando sempre com o m’saho, num palco onde se exibem os melhores marimbeiros”, comentou Arlindo Maluleque. (In Notícias Online)

 

http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=4852&z=106



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés