Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: Moçambique - Desde ontem: Subsídio nas padarias
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 5 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 22/09/2010 07:28

 

AS moageiras voltaram a praticar ontem os anteriores preços de venda da farinha de trigo, na mesma altura em que as padarias devidamente legalizadas e inscritas nas respectivas associações começaram a receber os subsídios de compensação, numa medida governamental visando diminuir o impacto do agravamento do custo das matérias-primas na cadeia de produção do pão.
Maputo, Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2010:: Notícias
 

Assim, as moageiras retornam ao preço de 1050,00 meticais o saco de 50 quilogramas de farinha de trigo, contra os anteriores 850,00 meticais, enquanto que as panificadoras vão receber do Executivo 200,00 meticais por cada saco adquirido como medida de compensação.

No último sábado, o Governo anunciou os mecanismos de compensação às panificadoras, na mesma altura em que as partes envolvidas no assunto assinaram os documentos de entendimento para a concretização desta vontade inserida na implementação de uma série de medidas tendentes a minimizar o custo de vida.

Apesar da medida tomada pelo Executivo para permitir que o pão esteja ao alcance da maioria das famílias moçambicanas, alguns consumidores acusam determinadas panificadoras de no lugar de manter o peso exigido terem procedido à sua redução. Isto, na sua óptica, faz com que aqueles industriais lesem duplamente o Governo e os consumidores.

Falando no acto da assinatura dos acordos, o Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, apelou às padarias para que observem as medidas e a qualidade exigida do seu produto para o que prometeu a intensificação das acções de fiscalização e punição aos que actuarem à margem do estabelecido.

Os panificadores que não observarem as medidas fixadas, tanto no preço do pão como no peso  deixarão de beneficiar dos subsídios definidos pelo Governo.

Entretanto, o presidente da Associação dos Panificadores de Moçambique (AMAPÃO), Victor Miguel, prometeu trabalhar com os seus associados para produzirem  pão com qualidade e peso necessários, pois, segundo afirmou, “ninguém abre empresa para arcar com as multas”. Admitiu a possibilidade da ocorrência de falhas no processo produtivo, chamando por isso atenção à necessidade de a inspecção, durante as acções inspectivas, privilegiar a educação no lugar das penalizações.

No quadro dos preços estabelecidos pelo Governo, o pão de 250 gramas é vendido a 5.50,00 meticais; o de 200 a 4.50,00 meticais e o e 150 gramas a 3.50 meticais. O pão de 125 gramas é colocado a três meticais e o de 75 gramas a dois meticais, conforme constatou a nossa Reportagem durante uma ronda efectuada por algumas unidades de panificação da capital do país.

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1095070



Primeira  Anterior  2 a 5 de 5  Seguinte   Última  
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 2 de 5 no assunto 
De: beijaflor1949 Enviado: 22/09/2010 08:51
Gostei de saber, depois de tta confusão, chegara a esta conclusão. Obrigada Isabel pela informação. Bjs Laura

Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 3 de 5 no assunto 
De: beijaflor1949 Enviado: 22/09/2010 08:51
Gostei de saber, depois de tta confusão chegaram a esta conclusão. bjs Laura

Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 4 de 5 no assunto 
De: isaantunes Enviado: 22/09/2010 10:41
Laura, Esperemos que seja uma solução, se não, para resolver a situação que é difícil, pelo menos, para minora-la. Um beijinho. Isabel

Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 5 de 5 no assunto 
De: beijaflor1949 Enviado: 22/09/2010 11:33
Espero e desejo que sim, quero vêr aquele povo feliz, com mais abundância e com paz. Bjs Laura


Primeira  Anterior  2 a 5 de 5  Seguinte   Última  
Assunto anterior  Assunto seguinte
 
©2026 - Gabitos - Todos os direitos reservados