Pagina principale  |  Contatto  

Indirizzo e-mail

Password

Registrati ora!

Hai dimenticato la password?

CAFEZAMBEZE
 
Novità
  Partecipa ora
  Bacheche di messaggi 
  Galleria di immagini 
 File e documenti 
 Sondaggi e test 
  Lista dei Partecipanti
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Strumenti
 
General: MARIA DEL PILAR IBARRA MARTINS
Scegli un’altra bacheca
Argomento precedente  Argomento successivo
Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 1 di 2 di questo argomento 
Da: isaantunes  (Messaggio originale) Inviato: 21/10/2010 14:00

 

 Obteve a sua licença de piloto particular de aeroplanos em Junho de 1960 no Aero Clube da Zambézia em Quelimane de onde era natural.
Pertencente a uma família ligada à aviação, o seu irmão Henrique era piloto da DETA e posteriormente transitou para a TAP, cedo despontou para esta actividade maioritariament...e ligada a elementos do sexo masculino.
Ambicionando voos mais altos, acabou por fixar residência na capital daquela ex-colónia, Lourenço Marques, aí continuando os seus voos para a obtenção da tão almejada licença de piloto comercial.
Acabou por ingressar no núcleo de pilotos do Serviço Médico Aéreo onde permaneceu até 1977, data em que abandonou Moçambique.
A sua actuação nestes serviços foi sempre não remunerada, sendo o seu objectivo conseguir a experiencia de voo com vista à sua ambicionada profissionalização. Averbou cerca de quatro centenas de horas de voo, grande parte das quais em bimotor Islander através do vasto território de Moçambique. No característico avião branco com a cruz vermelha nas asas, médicos, enfermeiros e medicamentos levavam a tão carenciada ajuda a todos os doentes que dela necessitavam.
A 10 de Outubro de 1972, quando efectuava um voo entre Lourenço Marques e Quelimane num mono motor Piper Cherokee do Aero Clube da Zambézia com três passageiros a bordo, sofreu uma invulgar ocorrência quando sobrevoava a inóspita região de Mabote no interior de Inhambane, que provocou fortes vibrações na estrutura da aeronave. Tal ocorrência resultou da fractura hélice a 10.000 pés de altitude. Apenas com danos materiais ligeiros, a aterragem de emergência teve lugar na lagoa de Banamana.
Foi a única aviadora portuguesa membro do famoso clube das 99 (Ninety Nine Club), fundado em 1929 nos EUA por 99 aviadoras que teve como primeira presidente Amelia Earhart.

 

http://www.facebook.com/#!/pages/Voando-em-Mocambique/287941360131



Primo  Precedente  2 a 2 di 2  Successivo   Ultimo  
Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 2 di 2 di questo argomento 
Da: helenamarinho Inviato: 21/10/2010 15:39
O meu aplauso a uma Zambeziana de coragem e valor! Moçambique foi fértil em pessoas com imaginação, coragem e vontade de realizar sonhos lindissimos! Bem hajam, onde quer que estejam!!!


 
©2026 - Gabitos - Tutti i diritti riservati