Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire albert caluanda!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
General: Aprenda a ser assertivo com boas maneiras
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 06/12/2010 10:58

Aprenda a ser assertivo com boas maneiras
05 | 12 | 2010   22.38H
Isabel Stilwell

 

Há pessoas que nos tornam a vida muito mais difícil. São aquelas que percebem que não gostamos de confrontos, nem conflitos, e usam essa fragilidade para impor a sua vontade. Estão conscientes de que a sua proposta ou pedido nos vai deixar entre a espada e a parede, mas aproveitam-se claramente da dificuldade que temos em dizer que não.

Em tempos de crise estes “oportunistas” desenvolvem-se como cogumelos (dos venenosos), porque percebem que o ambiente profissional nos dá ainda menos margem de manobra – “afinal, não temos todos de remar para o mesmo lado?”, diz o chefe, enquanto nos pede que dispensemos um fim-de-semana para resolver um problema que só a sua incompetência criou, ou afirma o colega que se aproveita da nossa bondade (ou idiotice).

Mas a lição a tirar não é a de que é preciso eliminar os oportunistas, tarefa impossível, mas que é urgente mudarmo-nos a nós mesmos. Porque, convenhamos, somos os únicos que estamos a desempenhar mal o nosso papel. Por algum defeito de educação, impingiram-nos a ideia de que temos de ser bonzinhos e colaborantes sob risco de que os outros deixem de gostar de nós, ou nos rotulem de pessoas difíceis, complicadas ou com mau feitio. Sempre que tememos um desses rótulos, recuamos e cedemos, como se a única alternativa fosse partir a cara ao provocador.

O pior é que depois nos roemos por dentro, engrossando a lista dos doentes de úlceras de estômago.

 Aquilo que ninguém nos ensinou foi a ser “assertivos com boas maneiras”, como diz o Eduardo Sá. A


 defender os nossos direitos e intuições, com firmeza, mas sem ofender ninguém, a dizer Não, por razões que acreditamos ser as certas, sem temer magoar os outros, ou melhor com a consciência de que mais vale sermos verdadeiros, no momento certo, do que arrastar mal entendidos. É um exercício que demora, é preciso desaprender muito do que nos ensinaram, mas é possível. Pode começar já hoje a treinar.


http://www.destak.pt/opiniao/82098-aprenda-a-ser-assertivo-com-boas-maneiras?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DestakRSS+%28Destak.pt%29



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés