Home  |  Contact  

Email:

Password:

Sign Up Now!

Forgot your password?

CAFEZAMBEZE
 
What’s New
  Join Now
  Message Board 
  Image Gallery 
 Files and Documents 
 Polls and Test 
  Member List
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Tools
 
General: Sonho de Malangatana será tornado realidade
Choose another message board
Previous subject  Next subject
Reply Delete message  Message 1 of 1 on the subject 
From: isaantunes  (Original message) Sent: 23/01/2011 16:14

21 de Janeiro de 2011, 10:02
O sonho expresso em vida pelo artista plástico moçambicano Malangatana Valente Ngwenya, de ver edificada uma fundação que ostenta o seu nome, será tornado realidade. Para efeito, os filhos do pintor-mor, falecido a 5 de Janeiro em Portugal, efectuaram a escritura pública que vai permitir a criação da Fundação Malangatana.

Numa cerimónia simples na qual marcaram presenças vários amigos e admiradores do mestre, a família Ngwenya deu o primeiro passo naquilo que será a continuidade da obra do “pai da cultura” moçambicana.

“Este acto é a prossecução de um sonho que foi anunciado pelo nosso pai em Setembro do ano passado e estamos aqui para honrar esse compromisso da família em dar continuidade à obra dele”, disse Mutxhini Ngwenya logo após assinar a escritura pública, acto seguido pelos seus irmãos Graciete, Cecília e Manguiza.

Para já a Fundação Matalana irá funcionar provisoriamente num edifício por indicar na capital do país, enquanto aguarda pela construção de infraestruturas próprias, algo que irá acontecer na localidade de Matalane, no distrito de Marracuene, na Província de Maputo.

Para a construção do edifício sede da Fundação a família conta com a “contribuição financeira de doadores e alguns parceiros que já manifestaram o desejo de participar nesta iniciativa”, revelou Mutxhini Ngwenya, acrescentando que a entrada em funcionamento da fundação será anunciada dentro em breve.

“Contamos com a vossa força para dar continuidade ao trabalho de Malangatana que ainda não acabou”, disse o filho primogénito do pintor moçambicano, para depois acrescentar que “somos esculturas vivas de Malangatana e temos a obrigação de dar vida as esculturas inanimadas por ele criadas”.

Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Fotos)

SAPO MZ

http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1123060.html



First  Previous  Without answer  Next   Last  

 
©2025 - Gabitos - All rights reserved