Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: “Sei que contribui para que se encontrassem os caminhos da paz”
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 08/03/2011 14:17

Maria Barroso no seu livro sobre a viagem a Moçambique

Esposa de  Mário Soares diz-se indignada com o facto de se atribuir maior papel à Comunidade Sant’Egidio em prejuízo de outras entidades que trabalharam para a paz em Moçambique.

Maria de Jesus Barroso Soares, esposa do ex-presidente de Portugal, Mário Soares, escreveu um livro de memórias sobre a sua viagem a Moçambique, em 1989, a convite da Igreja Católica, no âmbito da qual visitou um centro de refugiados moçambicanos na África do Sul, a vila de Ressano Garcia bem como manteve conversações com altas figuras do Estado moçambicano, incluindo Joaquim Chissano. A viagem da ex-primeira-dama portuguesa aconteceu numa altura em que o país se encontrava na fase mais violenta da guerra, que terminou a 4 de Outubro de 1992.

Para além de descrever a sua viagem ao país, Maria Barroso reivindica algum papel nas negociações entre o governo da Frelimo e a Renamo, visando acabar com a guerra.

 “Alguns documentos que publico são testemunho da minha emoção, do meu empenhamento e da minha acção. Não me interessavam meros gestos, meras intenções mas, sim, acções concretas que ajudassem a apagar as manchas trágicas da guerra (...). Eu queria levar amor onde havia ódio, inspirada na mensagem de S. Francisco de Assis. Sei - sem arrogâncias nem falsas vaidades - que contribui de alguma maneira para que se encontrassem os caminhos da paz (...).”

Relativamente ao papel da Comunidade de Sant’Egidio, Maria Barroso diz que, “também se diz nessa oração admirável de S. Francisco, que tanto nos comove, estimula e inspira, onde houver erro que eu leve a verdade.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

 

http://opais.sapo.mz/index.php/politica/63-politica/12700-sei-que-contribui-para-que-se-encontrassem-os-caminhos-da-paz.html



Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2026 - Gabitos - Todos os direitos reservados