Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: Consumo associado de “Suruma” e álcool faz disparar número de pessoas com proble
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 02/05/2011 07:11

Um total de 3.062 pacientes com perturbações mentais e de comportamento, decorrentes do consumo de substâncias psico-activas, foram atendidos no ano passado em várias unidades de atendimento psiquiátrico e saúde mental em Mocambique, reporta o jornal electrónico “MediaFax”, na sua edição de hoje. 

O referido jornal cita um relatório anual do Conselho de Ministros sobre a evolução do consumo e tráfico de drogas registado no país em 2010. 

Segundo o relatório, este número representa um aumento no número de atendimentos em mais de 937 pacientes, comparativamente a 2009, ano em que foram notificados 2.125 casos, o que corresponde um incremento de 44 por cento. 

Este incremento resulta da expansão dos serviços de psiquiatria e saúde mental nas unidades sanitárias que permitiu alargar a capacidade de atendimento a estes pacientes.

O relatório aponta como principal causa da procura dos serviços de saúde mental, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. 

Em segundo lugar, encontra-se o consumo de múltiplas substâncias, onde as bebidas alcoólicas e a cannabis sativa, vulgo “suruma”, constituem as substâncias mais associadas e, em terceiro, o consumo apenas da cannabis sativa. 

Com 34,3 por cento, a província de Nampula regista o maior número de pacientes com transtornos mentais e de comportamento atendidos devido ao consumo de substâncias psico-activas, seguida da cidade de Maputo com 24,2 por cento. 

Do universo de 3.062 pacientes atendidos por consumo de substâncias psico-activas, 77 por cento são indivíduos do sexo masculino e 23 do sexo feminino. 

Refira-se que, no período em análise, foram detidos 242 cidadãos nacionais e condenados por actos relacionados com o consumo e tráfico de drogas. 

(RM/AIM)


http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=8051&z=98


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés