Home  |  Contact  

Email:

Password:

Sign Up Now!

Forgot your password?

CAFEZAMBEZE
 
What’s New
  Join Now
  Message Board 
  Image Gallery 
 Files and Documents 
 Polls and Test 
  Member List
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Tools
 
notcias: RUY GUERRA
Choose another message board
Previous subject  Next subject
Reply Delete message  Message 1 of 1 on the subject 
From: isaantunes  (Original message) Sent: 07/09/2011 07:39
Vinte e cinco anos depois: O cineasta Ruy Guerra de “Ópera do Malandro” volta à terra que o viu nascer

06/09/2011
Ruyguerra.jpg
 

(Cineasta, homenageado pelos seus 80 anos, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro)

O cineasta Ruy Guerra chega esta quarta-feira, dia 7, a Moçambique para assistir à homenagem que o Dockanema lhe fará na 6º edição deste festival.

Depois de uma ausência de 25 anos, Ruy Guerra volta à terra que o viu nascer para estar presente neste evento, que se realiza entre os dias 9 e 18 de Setembro.

Assim, no dia 10 de Setembro, será apresentado o filme Os Fuzis, com que o cineasta ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim, em 1964.

A mostra acontecerá pelas 19.30, no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, seguido de um cocktail nos Caminhos de Ferro, onde se cantarão músicas de Chico Buarque, com letra de Ruy Guerra.

No dia 15, pelas 18 horas, realizar-se-á uma palestra dirigida por Ruy Guerra, no Centro Cultural Brasil – Moçambique, onde o cineasta aproveitará para falar sobre a sua experiência e a sua história, nomeadamente em Moçambique, onde ajudou a erguer o cinema nacional.

Por fim, no dia 17, pelas 18 horas, igualmente no Centro Cultural Brasil–Moçambique, será apresentado A Queda, que ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim em 1977.

Já no Brasil, e em celeração dos seus 80 anos celebrados no dia 22 de Agosto, o cinesata vai ter as suas curtas e longas-metragens exibidas no  Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, sempre aos sábados, com entrada franca, até o fim do ano.

É conhecido pela direcção de “Os Cafajestes” (1962), “Os Fuzis” (1964), “Ópera do Malandro” (1986) e “Estorvo” (2000).

Para comemorar a data, a ECDR preparou uma retrospectiva de filmes do director, até o dia 5 de novembro. A próxima sessão aconteceu no dia 3 de setembro, durante a qual foi exibida a obra “A Queda”, de 1977.

A ECDR é conhecida como um centro de formação de profissionais capacitados para actuar em diversas áreas do segmento audiovisual e já formou alunos brasileiros e estrangeiros, vindos da França, Alemanha, Grã-Bretanha, Portugal, entre outros países, que actuam no mercado de trabalho e foram premiados em festivais nacionais e internacionais.


 

http://www.rm.co.mz/



First  Previous  Without answer  Next   Last  

 
©2026 - Gabitos - All rights reserved