الصفحة الرئيسية  |  إتصال  

البريد الإلكتروني

كلمة السر:

سجّل نفسك الآن

هل نسيت كلمتك السر؟

CAFEZAMBEZE
 
مستجدات
  أدخل الآن
  جدول الرسائل 
  معرض الصور 
 الملفات والوتائق 
 الإحصاء والنص 
  قائمة المشاركين
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  أدوات
 
notcias: Linha Beira/Machipanda: Começam obras de reconstrução
إختار ملف آخر للرسائل
الفقرة السابقة  الفقرة التالية
جواب إلغاء الرسالة  رسائل 1 من 1 في الفقرة 
من: isaantunes  (الرسالة الأصلية) مبعوث: 23/12/2011 22:29

Linha Beira/Machipanda: Começam obras de reconstrução

COMEÇOU oficialmente ontem o processo de reconstrução da linha férrea de Machipanda, depois de o Governo ter rescindido o contrato com a anterior concessionária, a empresa indiana Rites e Ircon, por não honrar com os prazos previamente estabelecidos. Trata-se de um troço de 317 quilómetros, que parte da cidade da Beira, em Sofala, até ao posto administrativo de Machipanda, na província de Manica. A duração das obras e o seu custo não foram tornados públicos.
Maputo, Sábado, 24 de Dezembro de 2011:: Notícias
 

Para o efeito, o Primeiro-Ministro, Aires Ali, orientou ainda ontem na cidade da Beira a cerimónia de relançamento da linha de Machipanda, cuja empreitada está sendo executada pela própria Empresa de Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Em princípio a reabilitação deste troço deveria registar o seu término em Dezembro de 2006, mas a concessionária indiana não conseguiu honrar com os prazos, facto que criou prejuízos ao Estado moçambicano avaliados em 230 milhões de dólares norte-americanos, segundo revelou o Presidente do Conselho de Administração do CFM, Rosário Mualeia.

“Este troço assume particular importância para o país, pois vai imprimir um maior dinamismo na ligação estratégica de e para os diferentes pólos de desenvolvimento do país e regiões circunvizinhas, também vai permitir melhorar a eficiência na circulação de pessoas e bens entre os diferentes entrepostos que ao longo da via vão se criando e se estabelecendo em função do crescimento e das dinâmicas comerciais dele decorrente” - reconheceu Aires Ali.

De acordo com o governante, do ponto de vista macroeconómico, a linha de Machipanda contribuirá para o transporte de mercadorias, entre elas o granito, ferro crómio, trigo, fertilizantes, combustíveis e outros para o Zimbabwe e outros países da região.

 “São empreendimentos como estes que, pela sua essência na programação de actividade económica e social do país, desempenham um papel muito valioso para a estabilidade, harmonia e paz entre os moçambicanos, bem como para estreitamento das relações de cooperação com os países vizinhos” - referiu.

Por seu turno, o governador de Sofala, Carvalho Muária, disse que o relançamento da linha de Machipanda vem responder às preocupações da população que reside ao longo da via-férrea que, entre outras coisas, exige maior segurança nas carruagens e melhoria dos troços críticos que já provocaram alguns descarrilamentos.

O pronunciamento de Muária foi corroborado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, ao afirmar estar seguro de que a partir de já as obras irão ganhar outro alento.

Entretanto, num dos actos da cerimónia de ontem Aires Ali efectuou uma viagem simbólica de comboio num troço de aproximadamente um quilómetro.

  • Eduardo Sixpence

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1352973



أول  سابق  بدون إجابة  لاحق   آخر  

 
©2026 - Gabitos - كل الحقوق محفوظة