Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire RaiodeLuar!                                                                                           Joyeux Anniversaire Orlando Padinha!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: PROXIMOS 50 ANOS DA FRELIMO DEVEM SER DE VITORIA CONTRA A POBREZA - GUEBUZA
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 04/02/2012 12:40

PROXIMOS 50 ANOS DA FRELIMO DEVEM SER DE VITORIA CONTRA A POBREZA - GUEBUZA

03-02-2012 18:27:18


MAPUTO, 03 FEV (AIM) – O Presidente do Partido Frelimo, Armando Guebuza, afirmou que os próximos 50 anos devem ser de vitória contra a pobreza e de celebração de um Moçambique unido, próspero, em paz e com prestígio firmado no concerto das nações, construído pelas mãos dextras dos moçambicanos, crianças jovens e adultos.

O líder do partido do “tambor e da maçaroca”, no poder em Moçambique há 37 anos, lançou o desafio na festa de lançamento das celebrações dos 50 anos da Frelimo, havida no campo de futebol do bairro do Aeroporto “B”, em Maputo, sob o lema “50 Anos, Unidos da Luta contra a Pobreza”.

Guebuza, que se serviu de alguns versos do hino nacional para dar mais ênfase ao seu discurso, disse que “esta é a pátria bela dos que ousaram lutar e vencer a dominação estrangeira; esta é a pátria bela dos que ousaram consolidar a nossa independência”.

“Esta é a pátria dos que ousam hoje lutar contra a pobreza, no campo e nas zonas urbanas, em todo o nosso Moçambique”, disse o presidente, falando as centenas de cidadãos que acorreram ao “estádio poeira”, como era carinhosamente tratado o local em tempos que o futebol recreativo ainda arrastava massas.

O dia 03 de Fevereiro, escolhido para o lançamento das celebrações, tem, segundo Guebuza, um grande significado na história da nação moçambicana, pois, nesta data, são exaltadas a vida e a obra dos heróis da pátria dos heróis.

Na data, particular destaque é dado ao presidente Eduardo Mondlane, o nacionalista que arquitectou a unidade nacional para ela (unidade nacional), arquitectar os moçambicanos como um povo.

“No dia 03 de Fevereiro celebramos o pensamento estratégico deste líder visionário que concebeu a unidade nacional como uma forma magnética que nos estrutura como um povo, como uma nação”, sublinhou o presidente.

Desta feita, o jubileu de ouro que é celebrado no ano em curso representa, segundo Guebuza, 50 anos de unidade do povo moçambicano. Um jubileu que comemora 50 anos de luta e de um percurso em que a bravura, o estoicismo, o suor, o sangue, o génio e as mãos dextras dos filhos que a pátria gerou e cimentam a moçambicanidade.

Os 50 anos do partido também consolidam, segundo o seu líder, a soberania nacional e têm estado a valorizar a independência nacional, porquanto é um jubileu que celebra a persistência e a vontade indómita de progresso, de dignidade humana e de solidariedade com outros povos do mundo.

Por isso, “podemos neste 03 de Fevereiro de 2012 assumir um juramento colectivo a realizar mos próximos 50 anos, dizendo que somos ‘milhões de braços, uma só força’ e que, por isso ‘oh pátria amada, vamos vencer’ a pobreza e colocar o nosso bem-estar no pedestal merecido”, reafirmou Guebuza.

As celebrações do jubileu da Frelimo vão culminar com a realização do 10/o Congresso que se vai realizar entre dias 23 a 30 de Setembro próximo, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, norte do país. A escolha da data tem a ver com o facto de ser na mesma em que foi realizado o 1/o Congresso há 50 anos, na vizinha Tanzânia.
(AIM

http://noticias.sapo.mz/aim/artigo/370403022012182718.html



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés