Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
General: António José Enes
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 5 de ce thème 
De: mariomarinho2  (message original) Envoyé: 28/03/2012 14:59

 

 

 

António José Enes (Lisboa, 15 de Agosto de 1848Queluz, 6 de Agosto de 1901), mais conhecido por António Enes, formado no Curso Superior de Letras, foi um político, jornalista, escritor e administrador colonial português, que se destacou em Moçambique onde exerceu as funções de Comissário Régio durante a rebelião tsonga na região sul daquele território. Defendeu em 1870 uns Estados Unidos da Europa, temendo que Portugal fosse absorvido pela vizinha Espanha. Foi membro destacado do Partido Histórico e da Maçonaria. Exerceu as funções de deputado, de bibliotecário-mor da Biblioteca Nacional de Lisboa (1886) e de Ministro da Mrinha e Ultramar na primeira fase do governo extrapartidário de João Crisóstomo de Abreu e Sousa.

[editar] Biografia

António José Enes nasceu em Lisboa a 15 de Agosto de 1848. Fez os seus primeiros estudos no colégio dos Lazaristas. Depois de uma passagem pelo ensino liceal ingressou no Curso Superior de Letras, que completou com distinção.

Cedo demonstrou dotes de jornalista e polemista e sendo membro do Partido Histórico, e apoiante político do duque de Loulé, fez parte da redacção da Gazeta do Povo e foi pouco depois nomeado director de O País, jornal afecto àquela corrente política.

Na sequência do pacto da Granja, e da consequente fusão do Partido Reformista com o Partido Histórico, o jornal O País transformou-se no órgão oficioso do novo Partido Progressista e mudou o seu nome para O Progresso, ficando António Enes como redactor principal. Foi fundador de O Dia, periódico de que foi director político e redactor principal.

Em 1880 foi eleito deputado, mas as câmaras foram dissolvidas. Em 1886 foi nomeado bibliotecário-mor da Biblioteca Nacional de Lisboa, sendo novamente eleito deputado para a legislatura de 1884-1887, tendo sido sucessivamente reeleito para as de 1887-1889 e 1890-1891.

Logo após o ultimato britânico de 1890, António Enes foi nomeado Ministro da Marinha e Ultramar (de 14 de Outubro de 1890 a 25 de Maio de 1891), no governo presidido pelo general João Crisóstomo de Abreu e Sousa, tendo desempenhado esse cargo num período de grande pressão política sobre as questões ultramarinas face à onde nacionalista que varreu Portugal em consequência da ofensa britânica. António Enes, de forma laboriosa, conseguiu manter os necessários equilíbrios internos e externos, tendo organizado uma expedição militar a Moçambique, para fazer face à crescente proximidade entre Gungunhana e os interesses britânicos, e intervindo energicamente nas colónias de São Tomé e Príncipe, Guiné Portuguesa e Bié. Foi sucedido no cargo por Júlio de Vilhena.

Em 1891 foi nomeado Comissário Régio em Moçambique, onde deu provas de grande saber e competência, deixando o seu nome ligado a notáveis obras e feitos naquele território, sendo também o principal organizador da expedição de Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque contra o Império de Gaza.

Em 1896 foi nomeado ministro de Portugal no Brasil.

Presidiu ainda ao comité que dirigiu os trabalhos do 5.º Congresso da Imprensa, que reuniu em Lisboa no ano de 1898.

Faleceu em Queluz a 6 de Agosto de 1901.

 

 

 

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Jos%C3%A9_Enes



Premier  Précédent  2 à 5 de 5  Suivant   Dernier  
Réponse Effacer le message  Message 2 de 5 de ce thème 
De: nhungue Envoyé: 28/03/2012 15:56
BOM! MANDA MAIS.

Réponse Effacer le message  Message 3 de 5 de ce thème 
De: mayrameireles Envoyé: 28/03/2012 16:04
Diz o ditado : "Vivendo e aprendendo" Pois...aprendi mais um bocado! Beijinhos agradecidos, Mayra

Réponse Effacer le message  Message 4 de 5 de ce thème 
De: mariomarinho2 Envoyé: 28/03/2012 16:08
João, .............Não zanga !!!! Só para responder à Mayra hebergeur d'image

Réponse Effacer le message  Message 5 de 5 de ce thème 
De: mayrameireles Envoyé: 29/03/2012 00:31
Nário, Adorei o beijinho, figura cuscada do João....ahahahahhah Muitos para os dois, Mayra


Premier  Précédent  2 a 5 de 5  Suivant   Dernier  
Thème précédent  Thème suivant
 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés