Numa visita que decorreu por entre forte dispositivo de segurança, Felipe de  Bórbon y Grécia e Leitizia Ortiz reuniram-se com o diretor do INL, José Rivas,  que em declarações a jornalistas considerou a reunião "importante" e "curta mas  produtiva".
 José Rivas adiantou que na reunião não foi abordada a questão do orçamento  para o INL embora o diretor já tenha admitido cortes no financiamento. 
 Os príncipes das Astúrias, que não fizeram qualquer tipo de declaração,  visitaram as instalações do instituto, nomeadamente a "joia da coroa" do  laboratório, a Sala Limpa e assistiram a uma apresentação do trabalho de duas  das equipas de cientistas do INL.
 Objeto de um protocolo assinado em 2005 pelos ministérios da Ciência,  Tecnologia e Ensino Superior português e da Educação e Ciência espanhol, o INL é  o resultado de uma aposta no "reforço e na cooperação científica e tecnológica",  nomeadamente nas áreas de nanociência e nanotecnologia, entre os dois  países.
 A visita do herdeiro da coroa espanhola acontece alguns dias depois da  Cimeira Ibérica, da qual saiu um compromisso de "reforço" no apoio ao INL
 
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2561366