Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire albert caluanda!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: Moçambique: Secretárias preocupadas com assédio sexual nos locais de trabalho
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 08/08/2012 21:19

A presidente da Associação das Secretárias moçambicanas manifestou hoje uma "profunda preocupação" com o índice de assédio, sobretudo sexual, protagonizado pelos dirigentes nas suas instituições de trabalho, e a ocultação dos casos pelas vítimas.

Julita Juma, presidente da Associação das Secretárias e Secretários de Moçambique (Assemo), disse, em Chimoio, centro de Moçambique, que muitas vítimas se recusam a reportar os casos à organização, receando a retaliação dos seus protagonistas, geralmente seus superiores hierárquicos.

"A secretária tem de ser capaz de mostrar o que ela é, e o que vale. Sempre que há casos de assédio, geralmente reportados pela imprensa, nós tentamos aproximarmo-nos da vítima, mas muitas se fecham" precisou Julita Juma.

"A secretária, como mulher, tem sido conotada como sempre estar ao dispor dos chefes, mas o nosso desafio é mostrar à sociedade que não é isso", disse a responsável, apelando aos membros da organização para serem mais activos na participação de casos.

Desde a sua criação, em 1994, a Assemo tem vindo a trabalhar em defesa das secretárias e secretários, nomeadamente na conduta ética, deontologia profissional, sigilo, além de os informar sobre a legislação da função pública, para responder às exigências dos seus gabinetes.

A organização reuniu mais de 400 secretárias e secretários no distrito de Gondola, centro de Moçambique, numa conferência nacional, para discutir sobre a "era de globalização" vincando a necessidade da valorização da carreira e profissão.

"Temos o desafio de ser proactivos. Vemos uma valorização das secretárias a nível provincial, mas a nível dos distritos encontramos secretárias que ainda não sabem o que é um computador" concluiu Juma.

(RM/Lusa)

http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=3815%3Amocambique-secretarias-preocupadas-com-assedio-sexual-nos-locais-de-trabalho&catid=3%3Abreves&Itemid=370

 



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés