Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
Joyeux Anniversaire luzbelchior!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
MOÇAMBIQUE: NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 2 de ce thème 
De: nhungue  (message original) Envoyé: 24/10/2012 13:01

AR: 'Baptismo' de Vaquina é hoje
2012/10/24

O Governo vai hoje e amanhã à Assembleia da República (AR) prestar informações solicitadas pelas três bancadas parlamentares e que se relacionam, fundamentalmente, com a exploração de recursos naturais e alegadas perseguições a membros de partidos da oposição.

Imprimir Enviar a amigo

Comentar (0)
VAQUINA.jpg

Esta sessão constituirá o `baptismo´ da actuação do Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, no mais alto órgão legislativo nacional, pois é a primeira vez que o antigo governador de Sofala e Tete se dirigirá aos deputados nas suas novas funções.

Na sessão, a bancada da Frelimo pretende receber do Executivo explicações em torno das medidas levadas a cabo para assegurar que os moçambicanos sejam os primeiros beneficiários da exploração de recursos naturais no país.

`No mbito da expansão da actividade mineira e de hidrocarbonetos que estratégia o Governo adoptou para assegurar os benefícios dos moçambicanos nos programas de formação, emprego e prestação de serviços às empresas (multinacionais), bem como na melhoria da vida das comunidades relativamente à ocupação de espaço circundante aos empreendimentos?´, questiona o partido maioritário na AR.

Por sua vez, o grupo parlamentar da Renamo pretende saber de que maneira são feitos os contratos de concessão com vista à exploração e comercialização de recursos naturais; de que modo é feita a exploração de tais recursos; quais as empresas vencedoras dos concursos lançados visando a exploração de tais recursos, e quais as contrapartidas para o Estado moçambicano.

Já o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) interpela o Governo para se explicar sobre alegadas atitudes protagonizadas por supostos membros ou militantes da Frelimo, a coberto de pertencerem a estruturas administrativas, quer locais, quer municipais, caracterizadas pela destruição ou vilipêndio das sedes de outros partidos, seus mastros e bandeiras, e até em actos de agressão aos seus membros.

`Que instruções são dadas pelo Governo Central para que este fenómenos esteja a acontecer de modo quase que coordenado e impune, em todo o país, ao arrepio do Estado de Direito Democrático que o povo adoptou?´, questionará o MDM.

Enquanto isso, diferentes comissões de trabalho da Assembleia da República prosseguiram ontem com a elaboração dos pareceres relativos às diversas propostas e projectos de lei arrolados para a apreciação e deliberação no decurso da VI Sessão Ordinária do Parlamento, cujos trabalhos tiveram início na passada segunda-feira, 22 de Outubro corrente...



Premier  Précédent  2 à 2 de 2  Suivant   Dernier  
Réponse  Message 2 de 2 de ce thème 
De: Helena Marinho Envoyé: 24/10/2012 21:28

Como diz o João, "lá como cá"
Onde aprenderam???


 
©2026 - Gabitos - Tous droits réservés