Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CASA DAS LETRAS&ARTES DO TROVADOR
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 IMAGENS & GIFES 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 BIBLIOTECA DA LUSOFONIA 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 SONETOS IMORTAIS 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 POEMAS AVULSOS 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 «« POESIA DE CORDEL «« 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 POESIA HISPÂNICA 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 ARTE E HISTÓRIA NA PALAVRA E NA IMAGEM. 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 OBRA PRIMA DO DIA 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 «« EFEMÉRIDES »» 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 CULINÁRIA 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 80 MULHERES FAMOSAS COM MAIS DE 80 ANOS. 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 TÚNEL DO TEMPO 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 PORTUGAL - JARDIM À BEIRA MAR PLANTADO 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 MEU BRASIL BRASILEIRO - TODOS OS ESTADOS 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 ORAÇÕES 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 «« MÚSICA E SENTIMENTOS »» 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 NATAL É QUANDO O HOMEM QUISER 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 POETAS DEL MUNDO 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 DIA DOS NAMORADOS 2010 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 CARNAVAL 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 PÁSCOA E QUARESMA 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 DIA DA MULHER 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 MP 3 & MIDIS 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 DIA DA MÃE 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 1ª DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 DIA DA CRIANÇA NA EUROPA 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 FESTAS JUNINAS 
 
 
  Herramientas
 
minima_lista--- Idéia Original de Marco: SOBRE OS HAICAIS E POETRIX
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: QUIM TROVADOR  (Mensaje original) Enviado: 26/04/2010 07:42
 
 
SOBRE OS HAICAIS E POETRIX--- Publicado por Marco Antonio de Sousa Bastos
 
 
TEORIA LITERÁRIA

HAICAI
Pela excelência do texto que não se limita ao aspecto meramente formal dos haicais, transcrevo o artigo de Candida Papini, encontrado na ASES - Associação dos Escritores de Bragança Paulista - http://www.asesbp.com.br/

Para mim foi de muita utilidade conhecer isso:

"Nessa sofisticada chispa poética, o primeiro verso apresenta uma situação, um quadro visual, uma cena: o segundo mostra uma ação dentro dessa cena e o terceiro verso registra o resultado desse movimento."

à luz desse conteúdo analisei dois dos meus haicais, nos quais por mera intuição, ao que parece atendi a essa condição teórica:

num. 10

na chuva, goteira (QUADRO VISUAL)
hai_cai, cinco sete cinco (UMA AçãO, MOVIMENTO)
escreve - o zinco. (RESULTADO DO MOVIMENTO)

num. 12

lua parada. véu... (QUADRO VISUAL)
- de nuvens que voam - águas (UMA AçãO, MOVIMENTO)
de um rio de prata. (RESULTADO DO MOVIMENTO)

Marco Bastos

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O que é um haicai

Haicai é a poesia de uma única estrofe, com versos divididos em 5, 7, 5 sílabas poéticas.

Surgiu no Japão, com Bashô, que criou a forma métrica 5 – 7 – 5. A essência de seu conteúdo é a pureza, a beleza, como uma estrofe inspirada, normalmente abordando elementos da natureza, como as estações do ano, as águas de um rio, o estopim de um vulcão, a calmaria no mar, uma tempestade.

No Brasil, a forma mais apreciada é a de Guilherme de Almeida, ou o chamado Haicai Guilhermino, com a forma métrica também em 5 – 7 – 5, mas com o primeiro verso rimando com o último e o segundo verso apresentando uma rima interna na segunda e na sétima sílaba poética.

"O sol apressado,
espalha a doirada toalha
sobre o chão molhado."

Eno Teodoro Wanke.

CRUZ, Ana da. Haicai (Recorte do Tutorial Rima e Métrica Poética). Mural dos Escritores. URL: http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/rima-e-metrica-po... 15/01/2009

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Pois bem, até que uma nova ordenação possa ou venha a acontecer, a estrutura de um POETRIX é a que segue:

- Tema: O poetrix não se subordina a qualquer tema, conceitual ou formalmente. Não está restrito a quaisquer eventos, estações do ano, momentos da vida e da natureza. Sendo uma poesia "urbana" não exclui a vida do campo. Como manifestação livre trata de idéias e momentos que tenham inspirado seu autor. Também não é "arte engajada". Estética e logicamente trata de sensações físicas, ambientais, percepções visuais e paisagísticas, emoções, conceitos, sociedade e pensamento. Se não dá espaço, por ser minimalista, a "derramamentos" emotivos não deixa de registrar momentos de fortes emoções, comunicadas em sínteses, muitas vezes fortíssimas. O envolvimento autor_e_obra e antropomorfismos não são vedados (diferentemente dos haicais, que parecem não recomendar tais conteúdos). Temporalmente, não está vinculado ao passado, presente ou futuro, e o seu tempo nem é linear ou cíclico. Pode nem mesmo se tratar de um tempo real.

- Título: nos poetrix o título é obrigatório e parte importante do mesmo. Pode funcionar como um mote, integra-se ao poema, dá-lhe coerência, produz contradições que levam ao "susto" ou estranhamento bem vindo, e induz o desenvolvimento da poesia. Não deve ser elaborado de forma a que o poetrix seja uma quadra sem título que se disfarça em terceto.

- Terceto: uma estrofe composta de três versos livres quanto a rima (que também pode ser usada, quando natural e bela), e onde o rítmo deve ser compatível com o assunto e a natureza do tema (parece que isso é da poesia).

- Versos: O tamanho dos versos também é livre, não tendo um rígido número de sílabas (como os 5/7/5 dos haicais tradicionais). A contagem das sílabas deve ser feita até a última tônica de cada verso. No total, o poetrix comporta no máximo 30 sílabas, naturais ou modificadas por contrações, elisões, sinéreses e sinalefas.

- Figuras de linguagem, gramaticais e de estilo: Tratando-se de poesia minimalista, recorre a essas figuras para no continente permitido, conseguir expressar o conteúdo que se pretende, ou que aflora. Metáforas e elípses são permitidas e mesmo recomendadas por questões estéticas ou práticas. Polissemia, catacréses, aliterações, hipérbatos, zeugmas, anacolutos, etc... um arsenal à disposição do poeta.

- Grafismos: além das letras do alfabeto, sinais gráficos, os convencionais, são usados com certa freqüência. Parênteses, hífens, signos da matemática, interrogações, exclamações, pontos, chaves e reticências....

- Neologismos e deformações das palavras. Regionalismos e estrangeirismos : também e tudo à disposição do autor.

- Concretismo: embora ainda se ensaiando e não discutido mais profundamente, por manipulação da geometria dos versos e pela construção de signos a partir dos sinais gramaticais, o concretismo se insinua e se esboça em algumas composições.

- Poesia compartilhada: Os poetrix se desdobram pelo encadeamento de dois ou mais poetrix de autores que se alternam, dando origem aos duplix, triplix e multiplix.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

As primeiras experiências indicam que essas características abaixo listadas deverão permitir boas composições. Quaisquer colaborações e opiniões serão muito bem vindas e poderão gerar alterações aprimoradoras do LETRIX.

O LETRIX: poema rápido, criativo, dizer o máximo com o mínimo, simples, inovador e impactante. Temas variados. Minimalista, e se for essa a inspiração e a tendência, na linha do Concretismo.

Título : 7 letras - deverá funcionar como mote, orientando a composição. Escrito verticalmente, representando o contundente e o peremptório.

Texto: terceto, escrito horizontalmente, versos divididos por barras duplas //, contendo ao todo 17 sílabas poéticas. Desenvolve o tema indicado pelo título, utiliza figuras de linguagem, produz impacto e explora o inusitado.
Mais um exemplo:

O

R
A
I
O tomba // e a trovoada // BOMBA.

Marco Bastos

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

DESENVOLVIMENTOS RECENTES (Em 26/07/2006):

Na linguagem viva, recente, quanto mais se faz mais se sente. E assim, vários poetas vem escrevendo os Letrix, e das interações que acontecem, novas formas vão sendo pesquisadas. Dessas já identifico algumas alterações que revelam a criatividade dos poetas e a flexibidade da escrita.
Novas formas que estão sendo praticadas:

A) LETRIX MÚLTIPLO COMPARTILHADO (com ACRÓSTICO): (No MIP, um dos favoritos): Composição livre, com a participação de vários poetas, ordem da escrita (escolha das letras) conforme a vontade dos autores, escrevendo a partir das letras as que compõem o acróstico, título vertical do letrix.

V içosa aquidauana,// mestiça esguia,// terrena luz terena.(1)
I ntenso // seu amor // me enleva. (4)
R evela-me // santos segredos // nesse teu chão de estrelas ! (3)
G rande lua // céu - véu cristalino... // rio sensual ... nua camisola. (1)
E sconde segredos // dos olhos amendoados // que não esqueceu. (2)
M as não conta // o que houve atrás do monte // vermelho ainda no horizonte(1)

Autorias, pela ordem de participação:

(1) - Marco Bastos (Salvador - Ba)
(2) - Tereza Miranda (Juiz de Fora - Mg)
(3) - Lilipoeta (Curitiba - Pr)
(4) - Sandra Mamede (Salvador - Ba)

B) LETRIX PLENO COMPARTILHADO, DUPLIXADO, ou TRIPLIXADO, etc...: (criação de Sandra Mamede - Salvador/Ba.)
Mantém a forma dos LETRIX INDIVIDUAIS, justapondo-se, mantendo a forma de L.:

CAVALGO // SOU VENTO

S C
O A
U V
.. A
V L
E G
N O
T quadris rebeldes // estribos leves // te quero chucro
O DO FOGO // CAVALGO crespos da lua // e sei_os brancos do teu luar.

CAVALGO - Rejane (Mel) Britto
SOU VENTO - Marco Bastos.

C) LETRIX PLENO INDIVIDUAL, COM TRAçOS CONCRETISTAS:
Como abaixo exemplificamos, havendo a possibilidade de formação de parcerias, para a criação de texto e de figuras, que podem ou não serem dos mesmos autores:

. . . . . . . . . . . . . . . v. .. . . . . . . o
. . .. . . . . . . . . . . . . . . . . ô

do_eu, o horizonte nu!...// a garça voou...// eu virei tuiuiu.

Marco Bastos.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados