Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
MITOLOGIA: Khepri
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 05/01/2010 17:34

Khepri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Khepri é geralmente representado como um homem com cabeça de escaravelho
Khepri em hieroglifos é
xpr
r
i C2

Na mitologia egípcia Khepri (também Kheper, Khepera, Khepra, Khepre, Khepere) é o nome de uma divindade principal. Khepri é associado com aimagem do escaravelho, cujo comportamente de ficar carregando bolas de estrume é comparado as forças que fazem mover o Sol.

Khepri gradualmente veio a ser considerado como uma encarnação do próprio Sol, e por isso tornou-se um deus do Sol. Para explicar para onde o Sol vai ao anoitecer, os antigos egípcios diziam que ele foi para o submundo (ou Mundo dos Mortos, Além, etc.) e o Deus Khepri tinha que menter-se incessantemente empurrando o Sol para que ele nascesse novamente.

[editar] Origem

Como o escaravelho deixa seus ovos nos corpos mortos de vários animais, incluindo outros escaravelhos, e no esterco, daí emergindo para o nascimente, os antigos egípcios acreditavam que os escaravelhos eram carregados da substncia da morte. Então, eles associavam, também, o Khepri com o renascimento (ou reencarnação), renovação, e ressurreição. De fato, o símbolo do escaravelho Khepri em egípcio antigo segnifica tornar-se.[1] Como resultado disso, quando o culto do deus-Sol rival obteve significncia, Khepre foi identificado como um aspecto de Rá (o aspecto do Sol na manhã ou madrugada).

Consequentemente, quando Rá, Amon tornaram-se identidade de uma mesmo deus (Amon-Rá), Khepri foi determinado como sendo a forma de Rá quando jovem conflitando com Nefertum que era o Atum jovem. Isto tudo gerou uma cosmogonia onde Rá, como Khepri, foi resultado da atividade da Ogdóade e emergeu de uma flor de lótus azul apenas para ser imediatamente transformado no Nefertum que, depois de crescer, gerou a Enéade.

[editar] Formas de representações

Khepri foi principalmente esculpido e pintado como um escaravelho, não obstante em alguns papiros funerários ele era representado como um homem com a cabeça de escaravelho. Ele também foi representado como um escaravelho em uma barca solar segurada por Num. Quando representado como um escaravelho, ele era normalmente feito empurrando o sol através do céu todo dia assim como empurando-o seguramente durante a noite, na passagem do Sol pelo submundo.

Como um aspecto de Rá, ele é particularmente prevalecente na literatura funerária do período do Império Novo, quando muitas tumbas do Vale dos Reis foram decoradas com o Rá como o disco solar, Khepri como o Sol na manhã ou madrugada e Atum como o Sol poente.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados