Home  |  Contact  

Email:

Password:

Sign Up Now!

Forgot your password?

TUDO EM PORTUGAL
 
What’s New
  Join Now
  Message Board 
  Image Gallery 
 Files and Documents 
 Polls and Test 
  Member List
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Tools
 
MITOLOGIA: Mitologia artificial
Choose another message board
Previous subject  Next subject
Reply  Message 1 of 1 on the subject 
From: NATY-NATY  (Original message) Sent: 05/01/2010 17:38
Mitologia artificial
Friedrich Reinhold Kreutzwald lê o manuscrito de Kalevipoeg. Pintura de Johann Köler

Friedrich Robert Faehlmann e Friedrich Reinhold Kreutzwald compilaram a epopéia nacional estoniana "Kalevipoeg" a partir de diversas lendas prosaicas populares e imitação de versos runos que eles mesmos escreveram. Faehlmann também escreveu oito mitos ficcionais combinando motivos do folclore estoniano (a partir de lendas e canções populares), da mitologia finlandesa (a partir da "Mythologica Fennica" de Christfried Ganander) e da mitologia grega clássica. Matthias Johann Eisen foi outro folclorista e escritor que estudou as lendas populares e as transformaram em textos literários. Muitos de seus estudiosos contemporneos aceitaram esta mitopoéia como a real mitologia estoniana.

A mitologia ficcional estoniana ou pseudomitologia descreve o seguinte panteão: O deus supremo é Taara. Ele é celebrado nas sagradas florestas de carvalhos em redor de Tartu. Uku é o seu outro nome. As filhas de Uku são: Linda e Jutta, a rainha dos pássaros. Uku tem dois filhos: Kõu (trovão) e Pikker (raio), que protegem as pessoas contra Vanatühi, o senhor das profundezas e dos demônios. Pikker possui um poderoso instrumento musical, que faz com que os demônios sintam medo e fujam. Ele tem uma filha malcriada, Ilmatütar (a Virgem do Ar).

Mais recentemente um curandeiro muito conhecido do povo estoniano, Aleksander Heintalu, publicou a sua própria versão da velha mitologia estoniana na forma de um épico "Kuldmamma" (a Mãe Dourada) destacando a sociedade matriarcal das tribos fino-bálticas.



First  Previous  Without answer  Next   Last  

 
©2024 - Gabitos - All rights reserved