Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
¡ Feliz Cumpleaños DINHA !                                                                                           ¡ Feliz Cumpleaños Edyth Teles de Meneses !
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
GEOGRAFIA: Paleoclimatologia
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: რღ რღ FLOR რღ რღ  (Mensaje original) Enviado: 07/03/2010 20:53
Considerando todo o histórico do planeta Terra, a paleoclimatologia estuda as variações climáticas do decorrer das eras. Investiga vestígios encontrados na natureza como forma de determinar que tipo e intensidade de clima havia em determinada época e lugar.

A meteorologia moderna é um campo de conhecimento de apenas 200 anos, um período de tempo muito reduzido para o aprofundamento dos estudos sobre as transformações climáticas que o nosso planeta atravessou desde a sua concepção geológica e atmosférica.

Essa concepção significa milhares de anos, e cada período apresenta clima e fator natural específico. A paleoclimatologia busca estudar, além dos registros remotos, fatores de mudanças climáticas e contextos de ocorrência das mesmas.

Ao verificar e investigar o passado, é possível prever o comportamento do clima do planeta Terra no futuro. A história do clima é resultado de investigações sobre vestígios encontrados na natureza atual e de deduções sobre esses vestígios.

São amostras de mudanças do clima e de seu comportamento em cada período de ano, conhecidos como ciclos climáticos. Nas investigações há a busca de separar uma mudança natural do clima  da mudança causada por atividades humanas.

A paleoclimatologia já definiu ciclos climáticos que remontam até 2 bilhões de anos, destacando os períodos glaciais (frios) e períodos interglaciais (quentes). Cada ciclo considera fatores como oscilação de temperatura, perturbação na órbita da Terra, força dos raios solares, atividades vulcnicas, queda de meteoro e atividades antrópicas.

Estima-se que a Terra tenha cerca de 4,5 bilhões de anos, que o planeta já passou por ciclos de resfriamentos e aquecimentos, referidos respectivamente como “icehouse” e “hothouse”. Apesar do aumento das temperaturas e do alarme do aquecimento global a partir dos anos 2000 d.C, a Terra encontra-se num ciclo frio e estável.

Muitos desses vestígios são retirados do solo do Ártico e da Antártida, na qual cientistas especializados analisam a composição isotópica do oxigênio encontrado no interior do gelo. Acredita-se que os ciclos mais frios ocorrem a cada 34 milhões de anos, período em que o sistema solar passa pelo plano médio da galáxia.

Em recentes pesquisas efetuadas em cilindros de gelo antártico , na estação Vostok, foi possível avaliar o comportamento climático dos últimos 420.000 anos. Foram percebidas variações de mesmo sentido entre o CO2 e o CH4.

No estudo de concentrações moleculares, os parmetros orbitais da Terra no decorrer dos tempos ainda levanta discussões entre os cientistas. A paleoclimatologia é uma ciência que pretende retirar essas dúvidas sobre o comportamento passado e presente do clima, e da evolução da concentração  e expansão do efeito estufa.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleoclimatologia
http://mitos-climaticos.blogspot.com/2006/11/paleoclimatologia.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados