Home  |  Contact  

Email:

Password:

Sign Up Now!

Forgot your password?

TUDO EM PORTUGAL
 
What’s New
  Join Now
  Message Board 
  Image Gallery 
 Files and Documents 
 Polls and Test 
  Member List
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Tools
 
CULINARIA: Crudivorismo como alimentação alternativa
Choose another message board
Previous subject  Next subject
Reply  Message 1 of 1 on the subject 
From: NATY-NATY  (Original message) Sent: 04/02/2011 23:47
 

Crudivorismo como alimentação alternativa

O hábito de incluir alimentos crus na dieta diária está a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo e o crudivorismo está aí para dar azos a quem deseje fazer uma dieta exclusivamente à base de alimentos crus. Há muito mais numa dieta crua do que frutas e hortaliças frescas, nozes ou sementes. Alimentos geminados, como rebentos de soja, fornecem mais nutrientes que qualquer outro alimento. Alimentos desidratados oferecem a oportunidade de desfrutar de pães, biscoitos e até mesmo pizza.

O que é o crudivorismo

Se o vegetarianismo apenas nos impõe restrições a nível de consumo de carne, há quem vá mais além e imponha restrições mesmo ao nível dos legumes e frutas que consome. É o caso do crudivorismo, que consiste apenas em consumir alimentos de origem vegetal crus, consumidos em estado natural sem qualquer tipo de cozedura.
Uma outra corrente crudivorista, aceita que sejam inseridos alimentos de origem animal na alimentação, como é o caso do peixe. No entanto, o verdadeiro crudivorista é o que consome somente alimentos de origem vegetal crus.

As regras e razões do crudívorismo:

As regras do crudívorismo são simples:

  • Comer apenas o que nasce na natureza;
  • Consumir os alimentos como a natureza nos oferece, sem processar através da cozedura;
  • Comer, sempre que possível, alimentos de origem biológica, isentos de químicos;
  • Comer somente aquilo que temos vontade, na quantidade que o corpo pede e quando sentimos fome.

Segundo os seguidores do crudívorismo as razões pelas quais o alimento cozinhado não é aceitável são lógicas:

  • Ao cozinhar os alimentos destroem-se todas as propriedades nutritivas, como as enzimas, minerais, vitaminas. Os minerais, que num estado orgnico são assimiláveis pelo corpo humano, depois de cozidos são de difícil aproveitamento;
  • Os alimentos cozinhados não são bem assimilados pelo organismo que os entende como invasores e liberta leucócitos para os combater, como se tratando de uma epidemia
  • O corpo humano está preparado para digerir melhor os alimentos crus.

Erros comuns no regime crudívoro

As regras rígidas de quem segue este regime alimentar leva a que muitos dos seus seguidores, por vezes, tenham sérios problemas de saúde, motivados pela falta de nutrientes. Em qualquer regime é preciso ter sempre muita atenção para não cair em erros que podem prejudicar gravemente a saúde:

  • O corpo humano precisa de vitaminas, proteínas, fibras e outros nutrientes e nem sempre é fácil escolher os alimentos certos que contenham as propriedades certas. Se está com ideias de iniciar-se no regime crudívoro faça uma lista de alimentos que pode consumir, e tenha atenção aos nutrientes, para que consiga ter uma alimentação rica e variada.
  • A gordura é muito importante para a saúde. Certifique-se que consome alimentos crus, ricos em gordura.
  • A alimentação deve ser a mais variada possível. Os crudívoros devem consumir o maior número possível de alimentos. Mais uma vez, deve-se experimentar o alimento cru antes que decida de vez eliminar os cozinhados. Nem sempre o sabor é agradável, e a vontade de aderir a um regime desta natureza pode esvanecer-se rapidamente.

Ouça o seu corpo

Qualquer que seja o regime alimentar é necessário acompanhar as necessidades do corpo. Se resolveu tornar-se crudivoro, não seja radical. Siga um plano bem montado (por exemplo, vá eliminado os alimentos aos poucos, de forma a que o seu corpo se ajuste ao regime alimentar proposto. A partir do momento em que se torne crudívoro escreva um diário do seu consumo alimentar, e das alterações que sente a nível físico e a nível emocional. Assim, poderá saber com exactidão se o regime alimentar será ou não o mais correcto para si.

O que precisa para se tornar crudivorista

Para que a alimentação não se torne repetitiva, pode transformar os alimentos e misturá-los. O ideal é ter um processador de alimentos, tipo liquidificador. Poderá fazer sopas, patés, sumos. Confira algumas receitas que poderá fazer, seguindo os princípios do crudivorismo.

 


First  Previous  Without answer  Next   Last  

 
©2024 - Gabitos - All rights reserved