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histria: HOMENS QUE FIZERAM DIFERENÇA
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De: manuelnhungue  (Mensaje original) Enviado: 30/10/2007 17:32
COMEÇEMOS COM UM DOS MAIORES

Mahatma Gandhi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura filme de 1982 com Ben Kingsley, consulte Gandhi (filme).

Mohandas K. Gandhi
Mohandas K. Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do s창nscrito "A Grande Alma") (2 de Outubro de 1869 - Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da n찾o-agress찾o, forma n찾o-violenta de protesto) como um meio de revolu챌찾o. (Ver também: Mahatmas).

O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gera챌천es de ativistas democráticos e anti-racistas, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da cren챌a tradicional hindu: verdade (satya) e n찾o-viol챗ncia (ahimsa).

Índice

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[editar] Biografia

[editar] Juventude

Gandhi aos 7 anos, em 1876.
Gandhi aos 7 anos, em 1876.

Mohandas Karamchan Gandhi, mais conhecido como "Mahatma" (grande alma) Gandhi, liderou mais de 250 milh천es de hindus.

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia ocidental. Seu pai era um político local, e a mãe dele era uma Vaishnavite religiosa.

Como era costume em sua cultura nesta época, com a idade de 13 anos Mohandas foi casado através de um acordo entre as respectivas famílias com uma menina da mesma idade.

[editar] Forma챌찾o na Inglaterra

Depois de um pouco de educa챌찾o indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito. Ele ganhou a permiss찾o da m찾e, prometendo se conter de vinho, mulheres e carne, mas ele desafiou os regulamentos de sua casta que proibiam a viagem para a Inglaterra.

Gandhi durante a juventude na Inglaterra, por volta de 1889.
Gandhi durante a juventude na Inglaterra, por volta de 1889.

Cursou a faculdade de Direito em Londres. Procurando um restaurante vegetariano, havia descoberto na filosofia de Henry Salt um argumento para o vegetarianismo e se tornou convencido. Ele organizou um clube vegetariano e as pessoas se encontravam com teósofos e interesses altruísticos. Sua primeira leitura do Bhagavad-Gita estava em Edwin Arnold, a tradu챌찾o poética: "A Can챌찾o Celestial". Esta escritura hindu e o Serm찾o da Montanha, se tornaram mais tarde as suas bíblias e guias de viagens espirituais. Ele memorizou o Gita em suas medita챌천es diárias, logo após escovar os dentes e freqüentemente recitou seu s창nscrito original em suas ora챌천es.

[editar] A vida na África do Sul

Gandhi em seu escritório de advocacia na África do Sul.
Gandhi em seu escritório de advocacia na África do Sul.

Quando Gandhi voltou à Índia em 1891 a mãe dele houvera falecido, e ele não obteve êxito a exercer na Índia sua profissão legal como advogado devido sua timidez. Assim ele aproveitou a oportunidade de ir para África do Sul durante um ano, representando uma firma hindu em Natal durante um processo judicial naquela terra .

África do Sul, local notório para discrimina챌찾o racial, deu para Gandhi os insultos que despertaram sua consci챗ncia social. Como advogado Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos. Depois de resolver um caso difícil, ele passou deste modo a ser "visto" e comentado. Segundo ele: "eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos cora챌천es dos homens. Eu percebi que a verdadeira fun챌찾o de um advogado era unir rivais de festas a parte".

Ele também teimou em receber a verdade dos clientes dele, e se ele descobrisse que eles tivessem mentido, ele derrubaria os casos de seus clientes. Acreditava que o dever do advogado era ajudar o tribunal a descobrir a verdade, não tentar provar o culpado inocente. Ao término do ano durante uma festa de adeus antes que ele fosse viajar para a Índia, Gandhi notou no jornal que uma lei estava sendo proposta e que privaria os hindus do voto.

Os amigos dele o insistiram: "fique e conduza a briga para os direitos de nossos compatriotas na África do Sul." Gandhi fundou em Natal o Congresso hindu em 1894, e seus esfor챌os eram uma vigorosa advert챗ncia para a imprensa.

Gandhi e sua esposa Kasturba Gandhi em foto de 1902.
Gandhi e sua esposa Kasturba Gandhi em foto de 1902.

Quando Gandhi retornou à África, após buscar a esposa e filhos na Índia em janeiro de 1897, os sul-africanos tentaram interromper suas atividades de maneiras sórdidas. Uma delas foi a tentativa de subornar e amea챌ar o agropecuário Dada Abdulla Sheth; mas Dada Abdulla era cliente de Gandhi, e finalmente depois de um período de quarentena, Gandhi recebeu permiss찾o para aterrissar. A turba de espera reconheceu Gandhi, e alguns brancos come챌aram a espancá-lo até que a esposa do Superintendente Policial veio ao salvamento dele. A turba amea챌ou linchá-lo, mas Gandhi escapou usando um disfarce.

Gandhi com o
Gandhi com o "Indian Ambulance Corps" durante a "Segunda Guerra dos Boers" 1899-1900.

Depois ele se recusou processar os que haviam lhe espancado, permanecendo firme ao principio de ego-restri챌찾o com respeito a uma pessoa infratora; além de que, tinha sido os líderes da comunidade e do governo de Natal que haviam causado o problema. N찾o obstante o acontecido Gandhi sentia o dever de apoiar o povo brit창nico durante a Guerra dos Boers, organizando e conduzindo um Corpo médico hindu para alimentar os feridos no campo de batalha. Quando trezentos hindus e oitocentos criados foram contratados, os brancos foram surpreendidos.

Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos. Ele experimentou o celibato durante trinta anos de sua vida, e em 1906 levou o juramento de Brahmacharya para o resto da vida dele.



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De: manuelnhungue Enviado: 30/10/2007 17:34
GANDHI - PARTE 2

[editar] Satyagraha, a for챌a da verdade

Caricatura de Gandhi representando o potencial explosivo junto à opinião pública mundial de sua desobediência civil contra o registro imposto pelo governo sul-africano.
Caricatura de Gandhi representando o potencial explosivo junto à opini찾o pública mundial de sua desobedi챗ncia civil contra o registro imposto pelo governo sul-africano.

O primeiro uso de desobedi챗ncia civil em massa ocorreu em setembro de 1906. O Governo de Transvaal quis registrar a popula챌찾o hindu inteira. Os hindus formaram uma massa que se encontrou no Teatro Imperial de Joanesburgo; eles estavam furiosos com a ordem humilhante, e alguns amea챌aram exercer uma resposta violenta a ordem injusta.

Porém, eles decidiram em grupo a se recusarem a obedecer as provid챗ncias de inscri챌찾o; havia unanimidade completa, apenas alguns se registraram. Ainda, Gandhi sugeriu aos indianos que levassem um penhor em nome de Deus; embora eles fossem hindus e mu챌ulmanos, todos acreditavam em um e no mesmo Deus. Gandhi decidiu chamar esta técnica de recusar submeter a injusti챌a de Satyagraha que quer dizer literalmente: "for챌a da verdade" . Uma semana depois de desobedi챗ncia, as mulheres Asiáticas foram dispensadas do registro. Quando o governo de Transvaal finalmente p척s em pratica o "Ato de Inscri챌찾o Asiático" em 1907, Gandhi e vários outros hindus foram presos.

A pena dele foi de só dois meses sem trabalho duro, dedicando-se durante esse período à leitura. Durante a vida, Gandhi passaria um total de mais de seis anos como prisioneiro. Enquanto lendo em pris찾o Gandhi descobriu a "Desobedi챗ncia Civil" de Thoreau e os trabalhos de Tolstoy. Logo ele come챌ou a perceber cada vez mais as possibilidades infinitas do "amor universal".

O movimento de protesto para a conquista dos direitos indianos na África do Sul continuou crescendo; em um certo ponto foram presos 2.500 indianos dos 13,000 existentes na província, enquanto 6,000 tinham fugido de Transvaal.

Sendo civil aos oponentes durante a desobedi챗ncia, Gandhi desenvolveu o uso de ahimsa que significa "sem dor" e normalmente é traduzido "não violência". Gandhi seguiu o Ódio de preceito "o pecado e não o pecador. Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar outra pessoa s찾o atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa é a base da procura para verdade".

"Tolstoy Farm", em 1910.

Gandhi também foi atraído a vida agrícola simples. Ele começou duas comunidades rurais em Satyagrahis: "Phoenix Farm" e "Tolstoy Farm". Escreveu e editou o diário "Opinião indiana", para elucidar os princípios e a prática de Satyagraha. Três assuntos foram apontados: a indagação para direitos dos hindus na África do Sul; sobre a proibição de imigrantes Asiáticos; e por fim, sobre o invalidamento de todos casamentos n찾o Crist찾os.

Gandhi sendo confrontado por um policial ao liderar os mineradores hindus em greve de Newcastle ao Transvaal em protesto contra o
Gandhi sendo confrontado por um policial ao liderar os mineradores hindus em greve de Newcastle ao Transvaal em protesto contra o "Ato da Imigra챌찾o" em 1913.
Gandhi vestido como  satyagraphi, ativista da não-violência, em 1913.
Gandhi vestido como satyagraphi, ativista da n찾o-viol챗ncia, em 1913.

Em novembro de 1913 Gandhi conduziu uma marcha com mais de duas mil pessoas. Gandhi foi preso e solto após pagar fian챌a. Logo após o prenderam novamente e o libertaram, e novamente foi preso depois de quatro dias de liberdade. Foi ent찾o condenado ao trabalho for챌ado durante tr챗s meses, mas as greves continuaram, envolvendo aproximadamente 50.000 operários e milhares de índianos foram escravizados na pris찾o.

Alguns missionários Crist찾os doaram todo seu dinheiro para o movimento. Foram libertados Gandhi e outros líderes, e foi anunciada outra marcha. Porém, Gandhi recusou tirar proveito através de uma greve em uma estrada de ferro dos "brancos" (já que certa vez Mohandas Gandhi havia sido expulso de um compartimento de primeira classe de um trem, ao se recusar a "ceder" o seu lugar à um branco e se mover para a terceira classe), sendo que Gandhi cancelou a marcha, apesar de estar "quebrando" o penhor de Sujeira (1908). "Perd찾o é o ornamento do valente", Gandhi explicou.

Finalmente através de negocia챌찾o os assuntos estavam resolvidos. Todos os matrim척nios independente da religi찾o eram válidos; os impostos em atraso foram cancelados e inclusive os operários contratados; e foi concedida mais liberdade aos indianos.

Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e profetizou como poderia transformar a civiliza챌찾o moderna. "É uma força que, se ficasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia despotismos e o militarismo."

Enquanto isso a Índia ainda estava sofrendo debaixo de regra colonial britânica. Gandhi sugere que a Índia pode ganhar sua independência por meios não violentos e por via da ego-confianca. Ele rejeita a for챌a bruta e sua opress찾o e declara que a for챌a da alma ou amor e que se mantém a unidade das pessoas em paz e harmonia.

[editar] Retorno à Índia

Gandhi em 1918, quando liderou os Kheda Satyagraha contra as taxações injustas.
Gandhi em 1918, quando liderou os Kheda Satyagraha contra as taxa챌천es injustas.

De volta a Índia em 1915, Gandhi passou a exercer o papel de conscientizador da sociedade hindu e mu챌ulmana na luta pacífica pela independ챗ncia indiana, baseada no uso da n찾o viol챗ncia. O uso da n찾o viol챗ncia baseava-se no uso da desobedi챗ncia civil.

Gandhi estava pronto para morar nas ruas sujas com os intocáveis se necessário, mas um benfeitor an척nimo doou bastante dinheiro que duraria um ano. Passa a ajudar os necessitados e as crian챌as carentes.

Em 1917 Gandhi ajudou as pessoas que trabalhavam em tecelagens, diante explora챌찾o injusta dos proprietários sobre esses trabalhadores. Ele foi detido, mas logo perceberam que o Mahatma era o único que poderia controlar as multid천es.

Reformas foram ganhas novamente por meio da desobedi챗ncia civil. Os trabalhadores t챗xteis de Ahmedabad também eram economicamente oprimidos. Gandhi sugeriu uma greve, e como os trabalhadores temiam as conseqü챗ncias dela, ele faz um jejum para encorajar que eles continuem a greve. Gandhi explicou que ele n찾o jejuou para coagir o oponente, mas fortalecer ou reformar esses que o amaram. Ele n찾o acreditou que jejuando resultaria em salários mais altos.

Gandhi jejuando, foto da década de 1920, a criança ao lado é Indira Gandhi, filha de Nehru e futura Primeira Ministra da India.
Gandhi jejuando, foto da década de 1920, a crian챌a ao lado é Indira Gandhi, filha de Nehru e futura Primeira Ministra da India.

O primeiro desafio de Gandhi contra o governo britânico na Índia estava em resposta contra os poderes arbitrários do "Rowlatt Act" em 1919. A Índia tinha cooperado com a Inglaterra durante a guerra, no entanto estavam sendo reduzidas as liberdades civis.

Guiado por um sonho ou experi챗ncia interna Gandhi decidiu pedir um dia de greve geral. Porém, a filosofia de Mahatma n찾o foi bem entendida pelas massas, e viol챗ncias estouraram em vários lugares. O Mahatma se arrependeu declarando que tinha feito "um erro de cálculo", e ele cancelou a campanha.

Apelo de Gandhi ao povo de Bombaim,  publicado em 1919 no semanário
Apelo de Gandhi ao povo de Bombaim, publicado em 1919 no semanário "Índia Jovem" ("Young India").

Gandhi fundou e publicou dois semanários sem anúncios - a "Índia Jovem" em ingl챗s e o "Navajivan" em Gujarati. Em 1920 Gandhi iniciou uma campanha de 창mbito nacional de n찾o coopera챌찾o com o governo brit창nico que para o campon챗s significou o n찾o pagamento de impostos e nenhuma compra de bebida alcóolica, desde que o governo ganhou toda a renda de sua venda.

Gandhi realizou várias viagens ao longo de todo território hindu, com a fun챌찾o de conseguir a conscientiza챌찾o em massa de todas as pessoas, mostrando a necessidade da prática da desobedi챗ncia civil e do uso da n찾o viol챗ncia. Durante finais dos anos 20, Ghandi escreve uma auto-biografia retratando suas experi챗ncias vividas. Ele é bastante sincero nesse livro, chegando ao ponto de se humilhar pelos erros cometidos, mostrando o esfor챌o de os superar.

Em suas falas ele exibe através dos dedos da m찾o seu programa de cinco pontos:

Esses cinco pontos, os cinco dedos representando o sistema, estavam conectados ao pulso, simbolizando a n찾o-viol챗ncia.

Gandhi com Nehru em  1929, época em que este assumiu a presidência do congresso.
Gandhi com Nehru em 1929, época em que este assumiu a presid챗ncia do congresso.

Finalmente em 1928, ele anunciou uma campanha de Satyagraha em Bardoli contra o aumento de 22% em impostos brit창nicos. As pessoas se recusaram a pagar os impostos, sendo repreendidas pelo governo brit창nico. No entanto os indianos continuavam n찾o violentos. Finalmente, após vários meses, os brit창nicos cancelaram os aumentos, libertaram os prisioneiros, e devolveram as terras e propriedades confiscadas; e os camponeses voltaram a pagar seus tributos.

Ainda nesse ano, o congresso indiano quis a autonomia da Índia e considerou guerra aos ingleses para conseguir esse fim. Gandhi recusou a apoiar uma atitude como esta, porém declarou que se a Índia não se tornasse um Estado independente ao final de 1929, ent찾o ele exigiria sua independ챗ncia.

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De: manuelnhungue Enviado: 30/10/2007 17:47

GANDHI - PARTE3

[editar] A "Marcha do Sal"

Por conseguinte em 1930, Mahatma Gandhi informou ao vice-rei, de que a desobedi챗ncia civil em massa iniciaria no dia 11 de mar챌o. "Minha ambi챌찾o é nada menos que converter as pessoas britânicas à n찾o viol챗ncia, e assim lhe faz ver o mal que fizeram para a Índia. Eu não busco danificar as pessoas.". Gandhi decidiu desobedecer as "Leis do Sal" que proibiram os hindus de fazer seu próprio sal; este monopólio brit창nico golpeou especialmente aos pobres.

A
A "Marcha do Sal" em 1930.

Come챌ando com setenta e oito participantes, Gandhi iniciou uma marcha de 200 milhas para o mar que duraria mais de vinte e quatro dias. Milhares tinham se juntado no come챌o, e vários milhares uniram-se durante a marcha. Primeiro Gandhi e, ent찾o outros juntaram um pouco de água salgada na beira-mar em panelas, deixando ao sol para secar. Em Bombaim o Congresso teve panelas no telhado; 60.000 pessoas juntaram-se ao movimento, e foram presas centenas delas. Em Karachi onde 50.000 assistiram o sal sendo feito, a multid찾o era t찾o espessa que impedia a polícia de efetuar alguma apreens찾o. As pris천es estavam lotadas com pelo menos 60,000 ofensores. Incrivelmente lá "n찾o havia praticamente nenhuma viol챗ncia por parte da popula챌찾o; as pessoas n찾o queriam que Gandhi cancelasse o movimento.

Gandhi foi preso antes de que pudesse invadir os "Trabalhos Dharasana Sal", mas o amigo dele Sr. Sarojini Naidu conduziu 2.500 voluntários e os advertiu a não resistir às interferências da polícia. De acordo com uma testemunha ocular, o repórter Miller de Webb, eles continuaram marchando até serem detidos abaixo do aco-shod lathis, por quatrocentos policiais, mas eles não tentaram lutar.

Tagore declarou que a Europa tinha perdido a moral e o prestígio na Ásia. Logo, mais de 100.000 hindus estavam na pris찾o, incluindo quase todos líderes.

Chaplin e Gandhi.
Chaplin e Gandhi.

Gandhi foi chamado à uma reunião com o Vice-rei Irwin em 1931, e eles firmaram um acordo em março. A Desobediência civil foi cancelada; foram libertados os prisioneiros; a fabricação de sal foi permitida na costa; e os líderes do Congresso assistiriam à próxima Conferência de Mesa Redonda em Londres. Para participar desta conferência, Gandhi viajou novamente a Londres, onde conheceu Charlie Chaplin, George Bernard Shaw, e Maria Montessori, entre outros. Em transmiss찾o de rádio para os Estados Unidos, ele falou que a for챌a n찾o violenta é um modo mais consistente, humano e digno. Discutindo rela챌천es com os brit창nicos, ele disse que ele n찾o quis somente a independ챗ncia, mas também a interdepend챗ncia voluntária baseada no amor.

Retrato de Gandhi em 1931.
Retrato de Gandhi em 1931.

Enquanto, preso em 1932, Gandhi entrou em um jejum em nome dos Harijans porque a eles tinha sido determinado um eleitorado separado. Poderia ser um jejum até morte, a menos que ele pudesse despertar a consci챗ncia hindu. O assunto estava resolvido, e até mesmo templos hindus intocáveis eram abertos pela primeira vez. No próximo ano, Gandhi fez um jejum de vinte e um dias para purifica챌찾o, e os funcionários brit창nicos, amedrontados de que ele pudesse morrer, colocaram-no na pris찾o. Gandhi anunciou que n찾o se ocuparia da desobedi챗ncia civil até que sua ora챌찾o fosse completada.

Mesmo com a Segunda Guerra Mundial se aproximando, Gandhi havia confirmado seus princípios pacifistas. Ele mostrou como a Abissínia (Etiópia) poderia ter usado a n찾o viol챗ncia contra Mussolini, e ele recomendou isto para os Tchecos e para os Chineses. "Se é valente, como é, para morrer a um homem que luta contra preconceitos, é ainda bravo para recusar briga e ainda recusar se render ao usurpador"

Gandhi oferecendo 15 minutos de massagem diária a um leproso no
Gandhi oferecendo 15 minutos de massagem diária a um leproso no "Sevagram Ashram" em 1940.

Já em 1938 ele exortou os judeus para defender os direitos deles e se necessário morrer como mártires. "Um manhunt degradante pode ser transformado em um posto tranqüilo e determinado, oferecendo aos homens e mulheres desarmados, a for챌a dada a eles por Jehovah." Mahatma recomenda o uso de Métodos n찾o violentos aos brit창nicos para combater Hitler; já que n찾o podia dar seu apoio a qualquer tipo de guerra ou matan챌a.

O Congresso prometeu a Gandhi que ele ficaria fora da pris찾o, mas outros 23.223 indianos foram presos, inclusive Vinoba Bhave, Nehru, e Patel. Em 1942, Gandhi sugeriu modos para resistir n찾o violentamente aos japoneses. Ele propôs uma atração às pessoas japonesas, a causa da "federação mundial da fraternidade sem a qual n찾o poderia haver nenhuma esperan챌a para a humanidade".

Porém, Gandhi continuou exercendo uma revolu챌찾o não violenta para a Índia, e em 1942 ele e outros lideres foram presos. Ele decidiu jejuar novamente, sendo que apenas ele sobreviveu. Quando a guerra terminou, ele afirmou da necessidade de "uma paz real baseada na liberdade e igualdade de todas as ra챌as e na챌천es". Nos últimos anos de sua vida, se tornou mais do que um socialista. Ele havia dito, "Viol챗ncia é criada por desigualdade, a n찾o viol챗ncia pela igualdade".

Gandhi ora em um encontro em 1946.
Gandhi ora em um encontro em 1946.

Ele foi a uma peregrina챌찾o para Noakhali para ajudar aos pobres. Independ챗ncia para a Índia era agora iminente, mas Jinnah o Líder mu챌ulmano estava exigindo a cria챌찾o de um estado separado: o Paquist찾o. Gandhi prega para unidade e toler창ncia, até mesmo lendo às reuniões um Alcor찾o de ora챌천es.

Os hindus o atacaram porque pensaram que ele era a favor dos mu챌ulmanos, e os mu챌ulmanos exigindo dele a cria챌찾o do Paquist찾o. Gandhi foi para Calcutá para acalmar a discuss찾o e a viol챗ncia entre hindus e mu챌ulmanos. Mais uma vez ele jejuou até que os lideres da comunidade assinaram um acordo para manter a paz. Antes de que eles assinassem, ele os advertiu de que se rebelassem ele jejuaria até a morte. Gandhi também, em janeiro de 1948 fez muito para acalmar os conflitos entre hindus e muçulmanos, permitindo a divisão da Índia em dois países.


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De: manuelnhungue Enviado: 30/10/2007 17:49

GANDHI - PARTE 4

[editar] O movimento pela independ챗ncia indiana

Caricatura de Gandhi sendo preso por Lord Willingdon, do início da década de 1930. O desenho representa a compreensão de que colocá-lo tantas vezes na prisão terminou por ser uma forma de multiplicar seus ensinamentos.
Caricatura de Gandhi sendo preso por Lord Willingdon, do início da década de 1930. O desenho representa a compreens찾o de que colocá-lo tantas vezes na pris찾o terminou por ser uma forma de multiplicar seus ensinamentos.

Após a guerra, Gandhi se envolveu com o Congresso Nacional Indiano e com o movimento pela independ챗ncia. Ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobedi챗ncia civil e pelo uso do jejum como forma de protesto.

Por esses motivos sua prisão foi decretada diversas vezes pelas autoridades inglesas, prisões às quais sempre se seguiram protestos pela sua libertação (por exemplo, em 18 de mar챌o de 1922, quando foi sentenciado a seis anos de pris찾o por desobedi챗ncia civil, mas cumpriu apenas dois anos).

Outra estratégia eficiente de Gandhi pela independ챗ncia foi a política do swadeshi - o boicote a todos os produtos importados, especialmente os produzidos na Inglaterra. Aliada a esta estratégia estava sua proposta de que todos os indianos deveriam vestir o khadi - vestimentas caseiras - ao invés de comprar os produtos t챗xteis brit창nicos.

Gandhi fiando, foto de 1946.
Gandhi fiando, foto de 1946.

Gandhi declarava que toda mulher indiana, rica ou pobre, deveria gastar parte do seu dia fabricando o khadi em apoio ao movimento de independ챗ncia. Esta era uma estratégia para incluir as mulheres no movimento, em um período em que pensava-se que tais atividades não eram apropriadas às mulheres.

Sua posi챌찾o pró-independ챗ncia endureceu após o Massacre de Amritsar em 1920, quando soldados brit창nicos abriram fogo matando centenas de indianos que protestavam pacificamente contra medidas autoritárias do governo brit창nico e contra a pris찾o de líderes nacionalistas indianos.

Uma de suas mais eficientes a챌천es foi a marcha do sal, conhecida como Marcha D창ndi, que come챌ou em 12 de mar챌o de 1930 e terminou em 5 de abril, quando Gandhi levou milhares de pessoas ao mar a fim de coletarem seu próprio sal ao invés de pagar a taxa prevista sobre o sal comprado.

Em 8 de Maio de 1933, Gandhi começou um jejum que duraria 21 dias em protesto à opressão Britânica contra a Índia. Em Bombaim, no dia 3 de mar챌o de 1939, Gandhi jejuou novamente em protesto às regras autoritárias e autocráticas para a Índia.

[editar] Segunda Guerra Mundial

Mahadev Desai lendo para Gandhi uma carta do vice-rei, em Birla House, Mumbai, em 1939.
Mahadev Desai lendo para Gandhi uma carta do vice-rei, em Birla House, Mumbai, em 1939.

Gandhi passou cada vez mais a pregar a independ챗ncia durante a II Guerra Mundial, através de uma campanha clamando pela saída dos britânicos da Índia (Quit Índia, literalmente Saiam da Índia), que em pouco tempo se tornou o maior movimento pela independ챗ncia indiana, ocasionando pris천es em massa e viol챗ncia em uma escala inédita.

Gandhi e seus partidários deixaram claro que não apoiariam a causa britânica na guerra a não ser que fosse garantida à Índia independência imediata.

Durante este tempo, ele até mesmo cogitou um fim do seu apelo à não-violência, de outra forma um princípio intocável, alegando que a "anarquia ordenada" ao redor dele era "pior do que a anarquia real". Foi ent찾o preso em Bombaim pelas for챌as brit창nicas em 9 de agosto de 1942 e mantido em cárcere por dois anos.

[editar] A divisão da Índia entre hindus e muçulmanos

Gandhi teve grande influ챗ncia entre as comunidades hindu e mu챌ulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquist찾o - predominantemente mu챌ulmano.

No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o restante da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país em Calcutá.

Gandhi havia iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de 1948 em protesto contra as viol챗nicas cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele m챗s, ele sofreu um atentado: uma bomba foi lan챌ada em sua dire챌찾o, mas ninguém ficou ferido.

Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquist찾o. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito de que o último pedido de Gandhi ter sido justamente a n찾o-puni챌찾o de seu assassino.


O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.

É significativo sobre a longa busca de Gandhi por seu deus o fato de suas últimas palavras serem um mantra popular na concep챌찾o hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspira챌찾o tanto para o espírito quanto para o idealismo político, relacionado a uma possibilidade de paz na unifica챌찾o.

[editar] Princípios

Mahatma Gandhi,  continuou a transmitir seus ensinamentos de manifestação não-violenta até seus últimos anos de vida.
Mahatma Gandhi, continuou a transmitir seus ensinamentos de manifesta챌찾o n찾o-violenta até seus últimos anos de vida.

A filosofia de Gandhi e suas idéias sobre o satya e o ahimsa foram influenciadas pelo Bhagavad Gita e por cren챌as hindus e da religi찾o jainista. O conceito de 'n찾o-viol챗ncia' (ahimsa) permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia e pode ser encontrado em diversas passagens do textos hindus, budistas e jainistas. Gandhi explica sua filosofia como um modo de vida em sua autobiografia A História de meus Experimentos com a Verdade (As Minhas Experi챗ncias com a Verdade, em Portugal) - (The Story of my Experiments with Truth).

Estritamente vegetariano, escreveu livros sobre o vegetarianismo enquanto estudava direito em Londres (onde encontrou um entusiasta do vegetarianismo, Henry Salt, nos encontros da chamada Sociedade Vegetariana). Ser vegetariano fazia parte das tradi챌천es hindus e jainistas. A maioria dos hindus no estado de Gujarat eram-no, efetivamente. Gandhi experimentou diversos tipos de alimenta챌찾o e concluiu que uma dieta deve ser suficiente apenas para satisfazer as necessidades do corpo humano. Jejuava muito, e usava o jejum frequentemente como estratégia política.

Gandhi renunciou ao sexo quando tinha 36 anos de idade e ainda era casado, uma decis찾o que foi profundamente influenciada pela cren챌a hindu do brachmacharya, ou pureza espiritual e prática, largamente associada ao celibato. Também passava um dia da semana em sil챗ncio. Abster-se de falar, segundo acreditava, lhe trazia paz interior. A mudez tinha origens nas cren챌as do mouna e do shanti. Nesses dias ele se comunicava com os outros apenas escrevendo.

O título de Mahatma atribuído a Gandhi representa um reconhecimento de seu papel como líder espiritual.
O título de Mahatma atribuído a Gandhi representa um reconhecimento de seu papel como líder espiritual.

Depois de retornar à Índia de sua bem-sucedida carreira de advogado na África do Sul, ele deixou de usar as roupas que representavam riqueza e sucesso. Passou a usar um tipo de roupa que costumava ser usada pelos mais pobres entre os indianos. Promovia o uso de roupas feitas em casas (khadi). Gandhi e seus seguidores fabricavam artesanalmente os tecidos da própria roupa e usavam esses tecidos em suas vestes; também incentivava os outros a fazer isso, o que representava uma amea챌a ao negócio brit창nico - apesar dos indianos estarem desempregados, em grande parte pela decad챗ncia da indústria t챗xtil, eles eram for챌ados a comprar roupas feitas em indústrias inglesas. Se os indianos fizessem suas próprias roupas, isso arruinaria a indústria t챗xtil brit창nica, ao invés de fortalec챗-la.

Bandeira da India (1921).
Bandeira da India (1921).

O tear manual, símbolo desse ato de afirmação, viria a ser incorporado à bandeira do Congresso Nacional Indiano e à própria bandeira indiana.

Também era contra o sistema convencional de educa챌찾o em escolas, preferindo acreditar que as crianças aprenderiam mais com seus pais e com a sociedade. Na África do Sul, Gandhi e outros homens mais velhos formaram um grupo de professores que lecionava diretamente e livremente às crianças.

Dentro do ideal de paz e n찾o-viol챗ncia que ele defendia, uma de suas frases foi: "N찾o existe um caminho para paz! A paz é o caminho!"

[editar] Representa챌천es artísticas

Museu Gandhi, em Deli.
Museu Gandhi, em Deli.

A representa챌찾o mais famosa da vida de Gandhi é o filme Gandhi, de 1982, dirigido por Richard Attenborough e com Ben Kingsley como protagonista.

Outro filme que trata da vida de Gandhi, particularmente de sua passagem pela África do Sul, é The Making of the Mahatma dirigido por Shyam Benegal.

No Brasil o ator Jo찾o Signorelli interpreta o papel do Mahatma na pe챌a teatral "Gandhi, um líder servidor", monólogo de autoria de Miguel Filiage concebido em 2003. Uma das cita챌천es de Gandhi selecionada para a pe챌a foi: "Nós devemos ser a revolu챌찾o que queremos ver no mundo."

Em Deli foi criado o "Museu Gandhi" (National Gandhi Museum), com a finalidade de manter viva a sua memória.

[editar] Indica챌천es para o Pr챗mio Nobel da Paz

Gandhi nunca recebeu o pr챗mio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comit챗 organizador do Nobel.

Quando o Dalai Lama Tenzin Gyatso recebeu o pr챗mio em 1989, o presidente do comit챗 disse que o pr챗mio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi". [1]

Ao longo de sua vida, as atividades de Gandhi atraíram todo tipo de comentário e opini찾o.

Winston Churchill chegou a chamá-lo de "faquir marrom".

Sobre Gandhi, Albert Einstein disse que as gera챌천es por vir ter찾o dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.E ate hoje é uma lenda no planeta


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De: manuelnhungue Enviado: 30/10/2007 18:04
ALGUNS PENSAMENTOS DO MAHATMA GANDHI
LIÇOES DE SABEDORIA PARA TODOS
"A única revolução possível é dentro de nós.”

"Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo.”

"A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.”

"Não desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhe-la-ia com alegria”

"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”

"O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.”

"Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de todo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.”

"A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.”

"Mas creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais. Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha própria para um propósito melhor.”

"Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos nos compete escolher o caminho da violência menor.”

"Ao rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois, crendo na reencarnação, vivo na esperança que, se não nesta vida humana mas numa outra, poderei cingir toda a humanidade num fraternal abraço.”

"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.”

"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.”

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”

"Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeia felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.”

"A civilização, no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidade de servir.”

"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos.”

"A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.”

"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.”

"O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.”

"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.”

"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.”

"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.”

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?”

"Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.”

"Nada mais longe do meu pensamento que a idéia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo, com todo respeito, que o apreço pelas demais culturas pode convenientementemente seguir, e nunca anteceder, o apreço e a assimilação da nossa. (...) Um aprendizado acadêmico, não baseado na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas, e insiste, sob pena de suicídio civil, na necessidade de assimilar e viver a vida.”

"Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.”

"Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.”

"Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto”.

"Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada iniciando a instrução pelo alfabeto.”

"Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que n찾o pode ser dividido com as multid천es é "tabu".

"A desobedi챗ncia civil é um direito intrínseco do cidad찾o. N찾o ouse renunciar, se n찾o quer deixar de ser homem. A desobedi챗ncia civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobedi챗ncia criminal com a for챌a. Reprimir a desobedi챗ncia civil é tentar encarcerar a consci챗ncia."

"Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, n찾o pode estar preocupado com o amanh찾."

"Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens".

"O meu patriotismo n찾o é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na explora챌찾o de outras na챌천es. O patriotismo que eu concebo n찾o vale nada se n찾o se conciliar sempre, sem exce챌천es, com o maior bem e a paz de toda a humanidade."

"Orar n찾o é pedir. Orar é a respira챌찾o da alma."

"A ora챌찾o salvou-me a vida. Sem a ora챌찾o teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da ora챌찾o. Eu sou um homem de ora챌찾o. Como o corpo se n찾o for lavado fica sujo, assim a alma sem ora챌찾o se torna impura."

"O Jejum é a ora챌찾o mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora."

"Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos."

"Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias."

"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distin챌찾o entre os fiéis da própria religi찾o e os de outra, deseduca os membros da sua religi찾o e abre caminho para o abandono, a irreligi찾o."

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De: -manuelafonso Enviado: 30/10/2007 20:25
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De: -manuelafonso Enviado: 30/10/2007 20:33
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